O Verão começa nesta sexta-feira (22) e vai até o dia 20 de março de 2024. Com influência do auge do El Niño, a estação deve ficar entre as três mais quentes da história. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia),
a temperatura média no país deve variar de acordo com cada região. Na parte sul de alguns estados do Norte, o Centro-Oeste e parte do Sudeste, a média deve ficar em 30ºC. Já em regiões localizadas na parte de cima do Brasil, como Nordeste e áreas do Norte, a temperatura média deve alcançar os 32,5ºC, em dezembro, janeiro e fevereiro.
LEIA TAMBÉM
Tarifa Zero: confira os elogios e críticas à gratuidade dos ônibus em SP
Alexandre de Moraes determina execução da pena de condenado por 8 de janeiro
Ainda de acordo com o Inmet, do final deste ano até fevereiro de 2024, o país vai registrar chuvas mais intensas na faixa central. A partir de dezembro, o fenômeno já deve ser mais regular, com máxima de até 500 mm nos seguintes estados: São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Sergipe, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Ceará, Bahia e Alagoas.
Nos outros estados, a previsão é que a chuva ocorra com menor intensidade, podendo ficar até mesmo abaixo da média histórica, com possível seca no Amazonas.
LEIA MAIS
Entenda o que muda com a reforma tributária