Publicidade

tudo auto

Audi volta a produzir veículos na fábrica do Paraná

Com os novos Q3 e Q3 Sportback quattro montados no Paraná, fabricante terá linha de SUVs 100% equipada com tração quattro

| Auto ON -

 

Audi Q3 Sportback é um dos modelos produzido no Paraná
A Audi do Brasil volta a produzir veículos na fábrica que divide com a Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná. , a partir de junho deste ano. Apesar do anuncio ter sido oficializado hoje, a marca já está produzindo na fábrica paranaense os modelos Q3 e Q3 Sportback. .  

Os modelos escolhidos na retomada da fabricação nacional são os novos Audi Q3 e o Audi Q3 Sportback, ambos equipados com motorização 2,0 litros de 231 cavalos de potência, que serão produzidos com tecnologias inéditas no país como a icônica tração integral quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades, presente pela primeira vez em um veículo com motor transversal. Com isso, a montadora terá a sua linha de SUVs 100% equipada com tração quattro no país.  

Para viabilizar a reinauguração da unidade fabril, a Audi do Brasil está realizando um investimento de R$ 100 milhões na modernização da linha de montagem, que ganhou novos maquinários, ferramentais, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de tecnologia da informação e infraestrutura logística.   
 
Daniel Rojas, presidente da Audi do Brasil


Segundo Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil, "a Audi tem uma relação sólida e duradoura com o Brasil, e mesmo após a interrupção das operações no último ano, sempre acreditamos no potencial de recuperação e crescimento do país. Por isso a empresa se esforçou para retomar a sua produção local, de modo a reforçar sua confiança no país e a confiabilidade junto aos clientes com dois dos seus principais produtos globais".
Inicialmente, a fábrica terá capacidade produtiva máxima de quatro mil veículos por ano, em dois turnos.  

Os veículos serão montados na planta em regime de Semi Knock Down (SKD), uma alternativa de produção global extremamente eficiente e tecnológica para modelos de baixo volume.

Histórico

A história de fabricação nacional da Audi no Brasil teve início em 1999 com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, onde foram produzidos os Audi A3 de primeira geração nacionais até 2006.

Em 2012 o governo brasileiro instituiu o Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, e com ele a Audi do Brasil decidiu produzir no país novamente.

Para concretizar a decisão, a empresa investiu cerca de 150 milhões de euros, valor próximo de R$ 446 milhões à época, na unidade paranaense.

A produção teve início em 2015 com o A3 Sedan e, em 2016, passou a produzir também o Q3. A fabricação do SUV seguiu até 2019, com o fim do ciclo de vida da geração anterior, enquanto o A3 Sedan foi fabricado até 2020, também com o fim do ciclo de vida da geração.

Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná: os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.


Publicidade