Publicidade

tudo agro

No Pé do Café: veja as respostas para 10 dúvidas sobre o plantio do café

O engenheiro agrônomo Gustavo Rennó responde dúvidas sobre o universo da cafeicultura

| Da redação -

 

Gustavo Rennó tira as principais dúvidas dos cafeicultores (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Existem vários questionamentos no universo da plantação cafeeira e quem pode responder algumas das principais dúvidas, trazidas pelos internautas do canal "No pé do café", é o Engenheiro Gustavo Rennó. Confira abaixo o vídeo com todas as dúvidas e fique por dentro desse universo. 

Veja 5 dúvidas que os internautas fizeram sobre o plantio de café e para conferir todas as respostas veja o vídeo completo, para tirar todas as suas dúvidas: 

1 Com solo muito encharcado de água, posso tirar terra para fazer análise? Afeta de alguma forma os nutrientes? 

Há dificuldades para tirar a análise em solo molhado, mas não há nenhum problema em tirar a terra molhada. Ao levar para o laboratório, ela será secada para depois fazer a análise. 

2 Zinco no solo dá certo? 

Não, no solo pode ser que em alguma lavoura o zinco pode dar um resultado positivo, mas na maioria das lavouras não causa nenhum efeito no solo, por isso, é recomendado apenas zinco na folha. 

3 É possível plantar café e fazer adubação fosfatada depois? 

Ao plantar o café o ideal é colocar o fósforo no suco, ou na coveta, pois é onde a eficiência acontece. Deixe para fazer isso após o plantio, a reação desse fósforo no solo vai demorar e com isso vai perder muito no desenvolvimento inicial, então plantar o café sem o fósforo dentro da coveta é extremamente errado. 

 

 

 

LEIA MAIS:   
No Pé do Café: Esterco de galinha funciona? Entenda a importância deste adubo na lavoura 

No Pé do Café: Conheça algumas variedades exóticas de café



OUTRAS PERGUNTAS 

4 É verdade que o ethrel amadurece apenas a casca, e os frutos não absorvem o mesmo teor de açúcares que um fruto maduro normalmente, diminuindo a chance de uma bebida mais fina? 

Sim, é verdade. O ethrel amadurece a casca, facilitando a planta de desprender esse fruto dela, estragando menos ela, rendendo mais e tendo uma colheita melhor, porém, o ethrel não amadurece o grão que está lá dentro, esse grão paralisa no processo que ele está. Se você trabalha com café commodities, o maturador só irá ajudar. Agora se trabalhar com o café especial, não terá grandes benefícios no uso. 

5 Quais são as vantagens e desvantagens do pulverizador de canhão na cafeicultura de montanha? 

O canhão é essencial na cafeicultura de montanha. Fazer pulverização costal nem sempre fica bom. Então o canhão é uma excelente técnica. O que é necessário observar é a condição climática, se há muito vento, umidade, se a temperatura está adequada para poder fazer a pulverização com o canhão, assim como pulverização com trator e costal.
O canhão possibilita essa facilidade, onde na montanha se dependesse apenas da pulverização costal, não conseguiria essa eficiência. 

 

VEJA TAMBÉM:  
Ministério critica invasão do MST em área da Embrapa


Publicidade