Publicidade

No Pé do Café

Entenda como a mudança brusca do clima afeta a sua lavoura

Engenheiro agrônomo traz os principais alertas para cuidar melhor da lavoura em tempos de incertezas climáticas

| Da redação -

Imagens impressionantes de chuva de granizo durante o mês de novembro têm preocupado produtores de café do sudeste (Foto: Reprodução/ YouTube)

 

Imagens impressionantes de chuva de granizo durante o mês de novembro têm preocupado produtores de café do sudeste. São variações climáticas inusitadas e drásticas como essa que os cafeicultores precisam ter em mente estratégias para diminuir os danos. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, o primeiro passo é o otimismo. "Está difícil, sim. Mas o pessimismo não leva o produtor a nenhum lugar", diz. 

Confira a explicação do especialista assistindo ao vídeo abaixo: 

VEJA TAMBÉM
Conheça a história do cafeicultor que montou a própria irrigação na lavoura
Entenda como o frio de novembro pode afetar a sua lavoura

MUDANÇAS CLIMÁTICAS 

Por conta das mudanças do clima, chuvas, secas e geadas, fora de época, têm acendido um alerta para inúmeros cafeicultores. Para o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, é esperado uma quebra de safra de 20 a 30% para o ano de 2023. 

Esses dados estão relacionados às regiões em que os chumbinhos de café estão mumificando. O especialista explica que a planta recebe energia a partir da luz do sul e, quando há mudanças bruscas, as energias faltam e compromete o desenvolvimento da planta. Dessa maneira, os chumbinhos, que são os frutos de café em estado inicial, mumificam. 

Outro problema que assola os produtores é a chuva de granizo, que pode ser explicada pelo fenômeno climático "La niña", que traz uma frente fria para a América do Sul. 

Para evitar problemas maiores, o cafeicultor precisa avaliar o tamanho dos danos e sempre estar em contato com um especialista para melhor cuidar dos cafeeiros nessas condições. 

LEIA MAIS
IGC reduz projeção da safra global de grãos para 2,255 bilhões de toneladas

*Com supervisão de Marcos Andrade

Publicidade