Publicidade

No Pé do Café

Confira as novas técnicas para combater o mato

Saiba como identificar as ervas e plantas do seu cafezal para o melhor controle da produção

| No Pé do Café -

 

O herbicida glifosato foi durante muito tempo a principal forma para reduzir a erva daninha e outros matos do cafezal (Foto: Reprodução/ YouTube)


O herbicida glifosato foi durante muito tempo a principal forma para reduzir a erva daninha e outros matos do cafezal. No entanto, com a alta do preço do composto, surgiu a necessidade de outros meios para controlar o crescimento indesejado de matos. 

Para ter esse controle, o engenheiro agrônomo Gustavo Renó explica que é necessário entender o terreno no qual a lavoura está. Dessa maneira, o cafeicultor poderá identificar mais precisamente a espécie de mato que será erradicada e qual o melhor herbicida do mercado a ser utilizado. 

MATOS 

O capim amargoso, o pé de galinha, a tiririca, a grama seda e a planta trapoeraba são exemplos recorrentes de matos que competem nas lavouras de café. Desses, existem os matos de folhas largas e folhas estreitas. A identificação do tamanho da folha é importante, pois é a partir dela que o cafeicultor deverá fazer a escolha correta do herbicida. Para as folhas largas, por exemplo, compostos como o cletodim é recomendado. 

Outra estratégia é utilizar herbicidas que não permitem o nascimento do mato, como os pré-emergentes. Vale lembrar que esses compostos devem ser aplicados apenas na linha do cafeeiro e nunca na área total da lavoura. 

De acordo com o consultor de desenvolvimento de mercado Frederico Gianasi, os pré-emergentes são capazes de entregar um residual de controle que impede a proliferação do mato. "Esse residual depende da situação, mas pode chegar de 80 a 150 dias de controle", explica. 

Em caso de dúvidas, é necessária a consulta de um engenheiro agrônomo para melhores resultados e custo benefício! 

Para consultar mais informações de controle de mato, basta assistir ao vídeo abaixo: 

 

*Com supervisão de Luciana Félix.

Publicidade