Publicidade

tudo agro

Aprenda como não queimar dinheiro no pós-colheita de suas lavouras

Saiba qual elemento orgânico vindo da pós-colheita pode ajudar a trazer benefícios de forma prática para suas plantações.

| No Pé do Café -

Com o período de colheita e pós-colheita passando nas lavouras de café, a movimentação e preocupação que ocorre durante este momento gera agito na vida do cafeicultor, vinda de uma série de dificuldades para resolver. Logo, os produtores procuram soluções rápidas que aliviem o seu tempo no dia a dia. 

Entretanto, muitas das vezes a solução está disponível nas lavouras. Aliás, você sabia que a palha de café é um subproduto da produção? Isso mesmo, após a casca beneficiar o café, ela é em grande parte desperdiçada pelos cafeicultores. Portanto, aprenda como devolver este produto orgânico, rico em nutrientes para as suas lavouras. 

A queima da palha do café é uma das soluções mais realizadas pelos produtores, isso porque ela serve de combustível para o processo de secagem com os secadores de café, em geral, este método é eficaz, e pode ser feito sem que exista grande perda de prejuízos. 

O agricultor deve utilizar das quantidades corretas durante a queima para que não haja desperdício, assim podendo se dedicar na qualidade da secagem, o que agregará na recuperação do valor "queimado" que se perde com a palha neste processo. 

A palha de café faz um excelente trabalho nas novas lavouras que foram plantas em solo raspado devido ao nivelamento, ou em solos com muitos cascalhos. Trazendo benefícios como: 

-Proteção contra a radiação do sol, diminuindo a temperatura do solo;
-Proteção no impacto da chuva, diminuindo a erosão dentro da lavoura, ajudando o solo a reter água e
-Melhora a atividade biológica do solo, disponibilizando mais nutrientes e ajudando em áreas degradadas. 

Caso, a sua lavoura possua solo raspado devido a nivelamento e solo com muitos cascalhos, a aplicação uso da palha de café deve ser mantida por pelo menos três anos consecutivos, para que exista o devido tratamento. 

Porém se suas lavouras não possuem estas características recomenda-se a análise do solo, onde serão localizados os talhões com baixo teor de potássio, serão nestes que a aplicação das cascas será eficaz. E caso os talhões se encontrem em locais de difícil acesso é recomendada a aplicação das palhas em locais mais fáceis, isso para que a logística diária seja mais ágil. 

E lembre-se de:
1º Verificar sempre a análise do solo, acompanhe o teor de potássio para que ele não ultrapasse 200mg/dm3 (ou 0,5Cmol/dm3). 

2º Tomar cuidado com a palha de café parada durante dias em período de chuva, pois um processo de fermentação se inicia no meio do monte, causando aumento da temperatura que consequentemente acaba gerando um incêndio no local onde a palha foi despejada e em volta, portanto, antes de períodos de chuva é necessário fazer a retirada das cascas perto das estruturas e as levar para as lavouras. 

Com estes cuidados, o seu pós-colheita nunca mais perderá dinheiro desperdiçando palha de café.
 


Publicidade