Publicidade

tudo saúde

Vacina via oral contra Covid-19 é lançada; saiba mais

Imunizante foi desenvolvido pela chinesa CanSino Biologics e está sendo oferecida como dose de reforço para as pessoas vacinadas

| Da redação -

Vacina via oral contra Covid-19 é lançada na China (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
 

A luta contra a covid-19 ganhou mais uma aliada. Uma vacina via oral inalável foi administrada possivelmente pela primeira vez no mundo nesta quarta-feira (26) em Xangai, na China. 

A vacina está sendo oferecida gratuitamente como dose de reforço para pessoas que estão vacinadas, segundo o anúncio em uma conta oficial na rede social da cidade. 

Ela vai ser uma espécie de fumaça que vai ser aspirada pela boca. Os cientistas esperam que as vacinas "sem agulhas" tornem a vacinação mais acessível em países com sistemas de saúde frágeis, por ser mais fáceis de administrar.  

 

VEJA TAMBÉM 
Ministério da Saúde amplia testagem de varíola dos macacos
 

CFM suspende resolução sobre prescrição da Cannabis medicinal 



EFICÁCIA

A vacina sem agulha, ainda não tem eficácia. Ela foi aprovada pelos reguladores chineses em setembro, mas apenas como uma dose de reforço depois que estudos mostraram que ela desencadeou uma resposta imune naquelas pessoas que haviam recebido anteriormente duas doses de outra vacina chinesa.  

Uma vacina tomada por via oral pode afastar o vírus antes que ele atinja o resto do sistema respiratório, embora isso dependa em parte do tamanho das gotículas, disse um especialista à agência de notícias Associated Press.  

A vacina inalável foi desenvolvida pela empresa biofarmacêutica chinesa CanSino Biologics Inc. como uma versão em aerossol da vacina contra adenovírus da empresa, que usa um vírus do resfriado relativamente inofensivo.  

LEIA MAIS 
Conheça 5 características essenciais que definem uma startup






Publicidade