Recentemente, um vídeo perturbador de uma aranha-caranguejeira atacando um pássaro viralizou na internet. A cena mostra o aracnídeo se alimentando de uma corruíra, uma espécie de ave. Há séculos, esse comportamento é conhecido, embora seja raro.
Na internet, a discussão em torno de aranhas ganhou força na manhã desta quarta-feira (7). Confira algumas curiosidades deste animal:
LEIA TAMBÉM
Saiba qual a origem do nome Anaconda
Cadela ganha recorde mundial com a língua mais comprida
As aranhas caranguejeiras são perigosas?
De acordo com biólogos, as aranhas-caranguejeiras não são capazes de matar pessoas. No entanto, os especialistas alertam que elas podem causar alergias devido aos pelos. Além disso, caso sintam-se ameaçadas, elas são capazes de picar.
Posso pegar uma aranha-caranguejeira na mão?
A resposta é não. Embora não sejam agressivas, elas podem causar vermelhidão devido aos "pelos urticantes" que se soltam de seu corpo. Os biólogos alertam que os pelos podem entrar nos olhos ou vias respiratórias e causar coceiras.
Posso matar aranhas-caranguejeiras?
De acordo com a lei 9605/98, de crimes ambientais, é proibido "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida".
Portanto, legalmente, não se pode matar aranhas-caranguejeiras. Segundo biólogos, caso uma apareça em casa, o recomendado é afastá-la com uma vassoura.
LEIA MAIS
Custo de vida tem alta de 1,83% no primeiro trimestre de 2023