Publicidade

tudo notícias

IFSuldeMinas tem mil vagas em cafeicultura e meio ambiente

Inscrições até quarta-feira (18); cursos técnicos visam qualificar profissionais para atender demanda regional

| Especial para o tudo ep -

IF Sul de Minas recebe inscrições para cursos técnicos de cafeicultura e meio ambiente. (Foto: Divulgação)
O IF Sul de Minas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais) lançou edital para processo seletivo em cursos técnicos gratuitos de cafeicultura e meio ambiente, na modalidade EaD (Ensino à Distância).

Para este edital, são disponibilizadas mil vagas distribuídas nas cidades sul mineiras de Alfenas, Areado, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Ilicínea, Monsenhor Paulo, Muzambinho, Perdões, São Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso e Santo Antônio do Amparo.


LEIA TAMBÉM

Fazenda alerta sobre golpes com IPVA e Taxa de Licenciamento

STJD suspende início do Campeonato Mineiro após acusação de fraude


Os cursos técnicos do IF Sul de Minas têm objetivo de qualificar profissionais para atender à demanda de setores produtivos na região sul mineira. Segundo o edital 280/2022, as oportunidades, destinadas a quem já concluiu o ensino médio, estão disponíveis da seguinte maneira:

CURSO TÉCNICO EM CAFEICULTURA

O curso tem o total de 600 vagas com 50 vagas para cada um dos seguintes polos: Areado, Boa Esperança, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Ilicínea, Monsenhor Paulo, Muzambinho, Perdões, São Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso.

O mercado de trabalho do técnico em cafeicultura inclui empresas de produção e consultoria agrícola, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio do agronegócio do café, indústrias de insumos agropecuários, cooperativas e associações.

O profissional participa do planejamento, organização, orientação, execução e monitoramento dos processos de implantação, condução e colheita das lavouras cafeeiras. Atua na pós-colheita, classificação, beneficiamento, industrialização, comercialização, gerenciamento, acompanhamento de sistemas de certificação e controle de qualidade, atividades de extensão e associativismo rural.

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

O curso técnico em meio ambiente tem o total de 400 vagas com 50 vagas para cada um dos polos: Alfenas, Boa Esperança, Cambuí, Ilicínea, Muzambinho, Santo Antônio do Amparo, São Sebastião do Paraíso e Três Corações.

O mercado de trabalho deste profissional inclui setor privado, órgãos públicos na esfera municipal, estadual, federal, além da possibilidade do futuro profissional atuar como autônomo.

O profissional técnico em meio ambiente coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades antrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises preventivas.

Ainda, o profissional identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.

INSCRIÇÃO

Interessados nos cursos técnicos de cafeicultura e meio ambiente do IF Sul de Minas devem realizar a inscrição até quarta-feira, 18 de janeiro de 2023, em portal.ifsuldeminas.edu.br.

Segundo o edital, o processo de seleção ocorre através de sorteio das vagas, levando em consideração considerando as vagas para ações afirmativas e vagas para ampla concorrência.

O resultado da seleção estará disponível no portal do IF Sul de Minas a partir das 14h do dia 19 de janeiro. 

Confira o edital 280/2022 para o processo seletivo dos cursos técnicos em cafeicultura e meio ambiente do IF Sul de Minas.


LEIA MAIS

Cambuí deve ter zona azul ainda no primeiro semestre de 2023

Publicidade