Para te deixar por dentro dos diferentes termos que você pode encontrar na sua planilha de treino, nós trouxemos mais algumas expressões que provavelmente começarão a fazer parte do seu dia a dia no mundo da corrida. Veja a seguir:
BATE-PAPO, SUJA ROUPA, REGENERATIVO
Imagina a seguinte situação: você chegou para treinar como de costume e a galera estava colocando o papo em dia, falando sobre os acontecimentos da prova do final de semana. Como você não foi na prova, acaba ficando sem assunto, mas logo vem alguém e fala: "Hoje o treino será leve".
Você pensa: "Que maravilha, vou junto! Estou iniciando na corrida." O outro diz: "o treino é suja roupa", e a conclusão que vem a sua cabeça é que a corrida será pesada. Aí vem outro e diz: "vamos nessa, galera! Vamos para o treino bate-papo!" Aí ferrou! Vai todo mundo jogar truco, não é mesmo?
LEIA TAMBÉM
Estudo afirma que corrida é a modalidade que mais proporciona felicidade
CBAt anuncia que federações poderão indicar dois atletas para Elite B da São Silvestre
Mas eis que surge o professor e fala: "Galera, quem competiu ontem vai fazer um treino mais regenerativo, para auxiliar no processo de recuperação". A partir daí, você já não sabe mais quem deve acompanhar, mas gostou da fala do treinador e pensa que, como é para se recuperar, pode até ficar descansando.
Resumindo, termos como bate-papo, suja roupa, regenerativo se referem a uma corrida mais leve, com predominância aeróbia e duração que vai de 20 a 40 minutos. Normalmente, esse tipo de corrida é realizada dois dias antes das provas, em alguns treinos ou após uma prova que aconteceu no final de semana.
PACERS, COELHOS, META VOLANTES
Ao assistir uma maratona, é bem comum vermos alguns atletas que correm com roupas diferentes, que se destacam por suas listras e fácil visualização. Esses corredores são contratados para dar ritmo às provas, correndo por uma parte do percurso e ajudando os possíveis vencedores.
Como verdadeiros escudos, eles estão ali para proteger os favoritos do vento e pegar água, com o objetivo de evitar que os atletas percam tempo. Ou seja, pacers, coelhos e meta volantes são corredores contratados pelos organizadores para ditarem o ritmo da prova.
LEIA MAIS