Nele você vai encontrar informações relevantes para o evento, como data, hora, local de largada, onde retirar o kit e, mais importante, quanto tempo vai ter para realizar o percurso da prova. Ter noção do quanto a competição vai durar é fundamental para um corredor.
Afinal, quando o tempo de prova acaba, a organização começa a desfazer a estrutura da corrida, o trânsito é liberado para os carros e, com isso, mesmo que o competidor termine o percurso, seu tempo não será aferido.
A notícia boa é que você pode realizar sua primeira prova assim que se sentir pronto, pois as competições de corrida de rua são bem democráticas, permitindo que o corredor alterne os trotes com caminhadas para completar o trajeto.
O recomendado é iniciar com pequenas distâncias, como os 5 km. Entretanto, para conseguir correr durante todo o trajeto, o indicado é no mínimo três meses de treino com orientação profissional.
Uma das vantagens da corrida de rua é que é possível criar metas, onde o corredor consegue superar seus próprios limites. Você vai começar caminhando e trotando nos 5 km, depois correndo e, em seguida, vai perceber que consegue aumentar a distância e até mesmo diminuir o tempo. Com foco, motivação e treino, já estará correndo em maratonas, quando menos esperar.
LEIA TAMBÉM
Faltam 10 dias para a Corrida Integração Campinas
Como deve ser o treino para começar a praticar corrida de rua?
Quais cuidados ter ao começar a praticar a corrida de rua?
O principal cuidado que se deve ter é, como já falamos acima, procurar avaliação médica para saber se você realmente está apto a praticar a corrida de rua. Também é importante buscar a orientação de um professor de corrida, uma vez que este profissional será responsável por montar uma planilha de treino adequadamente, levando em consideração o momento certo para a evolução.
O maior risco que o corredor de rua está sujeito é o de se lesionar, o que pode acontecer de diferentes formas: com o uso de tênis inadequado, excesso de treinamento, falta de aquecimento ou alongamento, alimentação insuficiente e desidratação, entre outros motivos. Por isso, todas as recomendações que citamos acima devem ser levadas à risca.
Quando realizada de maneira correta e com acompanhamento profissional, é possível correr durante muitos anos.
LEIA MAIS
Preço da carne em queda: Veja ranking dos cortes que registraram maior queda