Publicidade

tudo bebês

PodFalar, Mãe!: Novo episódio do podcast explora o drama do parto

Conheça histórias de vida de mães que repensaram o parto

| ACidade ON -

 

Apesar da preferência da mãe, o parto não é apenas uma questão de escolha (Foto: Reprodução/ EPTV)


O parto é só mais um dos muitos processos que a uma nova mãe enfrenta. Este é um assunto também cercado de medo, insegurança e polêmicas. 

Por isso, o novo episódio do podcast PodFalar, Mãe! (clique aqui), do Grupo EP, traz informações e esclarece mitos e verdades sobre o universo do parto. 

Apesar da preferência da mãe, o parto não é apenas uma questão de escolha. 

Para um parto saudável, a mãe precisa se informar sobre os benefícios e riscos de todas as possibilidades. Dessa maneira, todo imprevisto poderá ser lidado da melhor forma possível. 

DRAMA DO PARTO 

A empresária Maria Carolina é mãe de Sara e ela optou pelo parto normal da caçula. No entanto, ela explica que viveu um momento dramático com a primeira gravidez.

Pedro, o primogênito, estava prestes a nascer, mas, por conta de uma complicação na bolsa, ela teve dificuldades para fazer o parto normal. 

"Nós vimos em um ultrassom que, com 40 semanas e cinco dias, que eu tinha o líquido da minha bolsa reduzido", explicou. 

Dessa maneira, Maria disse que o planejamento do nascimento teve que ser mudado e, após passar por um processo de indução e de um extenso trabalho de parto, uma cesárea teve que ser feita. 

Embora o parto tenha sido um sucesso e Pedro tenha nascido saudável, Maria relata que, no puerpério, sentiu-se frustrada pelo nascimento não ter acontecido via parto normal.

"Vieram alguns sentimentos, um deles o de frustração, de: por que eu não consegui? "

Com a segunda filha, sobretudo, Maria conta com orgulho que o nascimento seguiu como planejado e a caçula pôde vir ao mundo sem a necessidade de uma cesárea.

"Ela [Sara] não teve nenhum sinal de que pudesse prejudicar a via de parto"

A empresária Thais Marins é mãe de três filhas e seu último parto foi vivenciado há 14 anos (Foto: Reprodução/ EPTV)

A empresária Thais Marins é mãe de três filhas e seu último parto foi vivenciado há 14 anos. Ela explica que o primeiro nascimento foi assustador. "Por conta da idade, por conta da rede de apoio. Eu não tinha noção do que era um parto", afirmou. 

De acordo com Thais, a recuperação do parto normal é muito mais rápida do que a cirurgia da cesárea. Ela fala que viveu um drama com o nascimento da segunda filha. "Foi um parto complicado e depois foram quatro anos de recuperação da minha filha", disse. 

E embora quisesse que a caçula nascesse via parto normal, ela também não conseguiu. Sobretudo, ela é grata pela saúde de todas as filhas. "É inevitável ficar ansiosa, mas é como Deus quiser"

O PODCAST 

O podcast PodFalar, Mãe! é uma realização do Grupo EP e traz assuntos semanais que envolvem a maternidade e o desenvolvimento das crianças na primeira infância. A primeira temporada terá 12 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, e são distribuídos nas principais plataformas de áudio e podcasts (Deezer, Spotify, Apple Music e etc). 

A produção conta com apresentação da jornalista Larissa Castro e edição da jornalista Luana Cezarini. 

PRIMEIROS EPISÓDIOS 

Se você perdeu os seis primeiros episódios do PodFalar, Mãe!, você pode ouvir aqui (Clique aqui)

- O primeiro episódio trouxe como assunto o mecônio, que é o primeiro cocô dos bebês (Clique aqui)

- O segundo episódio desvendou os mitos da fertilidade de homens e mulheres (Clique aqui)

- O terceiro episódio abordou questões sobre a depressão pós-parto e da campanha "Maio Furta-cor". Para ouvi-lo, basta acessar este link (Clique aqui)

- O quarto episódio explicou os cuidados com o nascimento prematuro das crianças (Clique aqui)

-O quinto episódio explora as consequências da assimetria craniana e torcicolo congênito (clique aqui)

-O sexto episódio conta com uma atriz e escritora de best seller para conversarem sobre novas formas de se lidar com a maternidade (clique aqui)

*Com supervisão de Luciana Félix.

Publicidade