Publicidade

ep agro

Boi na produção de sorvete? Saiba como a indústria aproveita outras partes do animal

De acordo com a Embrapa, 49 segmentos industriais dependem dos bovinos para desenvolver seus produtos

| Da redação -

De acordo com a Embrapa, 49 segmentos industriais dependem dos bovinos para desenvolver seus produtos. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Você sabia que a gordura do boi é utilizada na produção de sorvete? Para quem pensa que apenas a carne do animal tem alguma finalidade, está muito enganado. A indústria aproveita da pedra de vesícula ao chifre bovino para criação de produtos. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ao todo, 49 segmentos industriais dependem do animal.

Saiba como outras partes do boi são aproveitadas:

Gordura e sebo

Alguns produtos de confeitaria e sorvetes costumam utilizar gordura do boi em suas receitas. Já o sebo tem grande utilidade na produção de velas, de sabão e de sabonetes perfumados.


Chifres e ossos

Os chifres dos bois têm componentes que são extraídos para a produção de pó dos extintores de incêndio e na fabricação de pentes e botões. Fonte de cálcio e fósforo, os ossos são usados na produção de farinhas e rações para cães, gatos e aves, além de poderem ser aproveitados na fabricação de peças de porcelana e cerâmica. A ossada do animal ainda é utilizada como carvão para alvejar e refinar açúcar. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Por que a pedra de vesícula de boi é tão rara e cara? 

Saiba como a Inteligência Artificial pode ajudar a identificar focos de incêndio 




Pelos

Uma utilidade não muito incomum é a dos pelos dos bois, que são aproveitados na fabricação de pincéis e escovas de cabelo, de roupa e de limpeza. Já com os que ficam nas orelhas dos bois são produzidos pincéis, finíssimos, de pintura.


Glândulas

O boi tem partes importantes até mesmo para a indústria farmacêutica. Das glândulas supra renais, da tireóide e do pâncreas são extraídas substâncias usadas em medicamentos e perfumaria. Por exemplo, a insulina para diabéticos é extraída do pâncreas bovino, enquanto a partir do intestino do animal são produzidos fios usados em cirurgias.


Sangue

Já o sangue dos bovinos é usado na produção de plasma, de soro, de farinha de sangue ou sangue solúvel. Conforme divulgado pela Embrapa, o plasma é usado para fabricar alimentos embutidos (como a linguiça) e, do seu soro, confeccionam-se vacinas. A farinha de sangue ainda é um bom fertilizante, por conta do seu alto teor de nitrogênio


Pedra da vesícula

Um item raro e valioso extraído do boi é a pedra da vesícula, que tem o preço do quilo estimado em mais de R$ 100 mil. Também conhecida como "pedra de boi" ou "pedra de fel", essa parte é muito utilizada na medicina tradicional chinesa para o tratamento de convulsões, desmaios, febre e várias outras doenças


Tendões

Por fim, uma utilidade bem conhecida das partes do boi é de que os tendões e ligamentos dos bovinos são transformados em gelatina.
 

 

LEIA MAIS 

O que é a PEC da anistia?

Publicidade