Patrocinador:


Publicidade

Conteúdo Patrocinado

Café Paiol Botique
  •  

Paiol Café Boutique permite vivências originais e conexão com o campo

A partir da produção de cafés especiais, fazendas do Sul de Minas Gerais se tornaram refúgios naturais sofisticados e destinos de turismo rural


Crédito: Divulgação
 

Atualmente, quase 85% da população brasileira mora nos centros urbanos, segundo dados do IBGE. Isso significa que cerca de 170 milhões de brasileiros estão submetidos, diariamente, a níveis significativos de estresse e poluição, e distantes das áreas verdes, com as quais o contato, ainda que breve, proporciona múltiplos benefícios para a saúde mental, como já amplamente comprovados pela comunidade científica. Um relatório publicado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro), por exemplo, apontou a relação da natureza com a prevenção e o combate a doenças como diabetes e distúrbios ligados ao envelhecimento do cérebro. 


Diante de tantas evidências, o turismo rural se posiciona como uma ponte entre o meio ambiente e o ser humano, aliado a outras características que tornam a experiência ainda mais interessante, como a desaceleração da rotina e o descobrimento de uma forma diferente de viver. "O turismo rural é aquele que tem cheiro de terra, que permite a integração com a natureza e que faz um resgate da vida simples, do que é natural, com encantos que tem sabor de interior", explica Carmem Lucia Chaves de Brito, CEO das Fazendas Caxambu e Aracaçu, no Sul de Minas Gerais. 


É ali que nasceu e cresceu o Paiol Café Boutique, um espaço rústico e sofisticado para turismo rural de experiência, que permite aos visitantes uma verdadeira imersão no mundo dos cafés especiais.
 

Crédito: Divulgação
 

"Saber e sabor vêm da mesma raiz semântica, ou seja: quanto mais sabemos sobre uma coisa, mais sabor e mais gosto ela vai ter, porque sabemos sobre ela. Por isso, a experiência rural que oferecemos remete à origem, ao saber fazer, como fazer e quem faz. Tudo que está por trás daquilo que o visitante consome. Nós somos um Café Boutique de origem, o valor da nossa marca é a origem: as vivências aqui são originais, genuínas e únicas", revela a CEO, mais conhecida entre produtores e amantes de café pelo apelido carinhoso de "Ucha".

A origem da experiência 


As Fazendas Caxambu e Aracaçu se distribuem pelas sinuosas e encantadoras montanhas mineiras, em uma região mais ao sul do estado, reconhecida por sua vocação para o plantio de café - tanto que alguns dos grãos produzidos ali aparecem hoje entre os mais desejados pelo mundo.
 

Crédito: Divulgação
 

Cuidando e protegendo a natureza exuberante do local, a família Chaves de Brito, responsável pelo Café Paiol, criou ali suas raízes, escreveu sua história e construiu um legado com propósito e identidade que permitiu o desenvolvimento de um produto especial, que combina genótipo, ambiente e o "saber fazer", cujo resultado se manifesta em cada xícara, como destaca Ucha. "A tradição do Sul de Minas na produção de café nos conferiu know-how suficiente para cuidar, com maestria, da semente até a xícara, entregando cafés super especiais por muitas e muitas gerações, e encantando milhares de pessoas pelo mundo, completamente apaixonadas por esta bebida tão genuína e versátil". 


Há quatro anos, com interessados vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, o projeto da boutique surgiu, inicialmente, apenas como um espaço da fazenda onde os cafés eram apresentados para outros produtores e parceiros, na forma com que seriam degustados pelos consumidores finais: na xícara. "Nossos clientes podiam verificar como cada café se expressa a partir dos mais diversos métodos de preparo, assim como são servidos nas cafeterias do mundo todo, além dos diversos perfis de torra para cada café", lembra a CEO. 

 

Crédito: Divulgação
 

Contudo, não demorou para que, impressionados pelos sabores do café que provavam, os produtores quisessem envolver os próprios clientes na experiência. "Então, abrimos o nosso café ao público brasileiro, com atendimentos agendados, para que todos pudessem viver, da planta à xícara, aquele sabor de origem".

O Paiol Café Boutique 


A partir da repaginação de um antigo paiol da centenária Fazenda Caxambu, a boutique foi cuidadosamente pensada e arranjada para, além de preservar a história e a tradição da família fundadora, ser um ambiente de hospitalidade, onde os visitantes se sentem em suas próprias casas e podem explorar o turismo rural. "Trazemos elementos vitais que regem a valorização do homem e da mulher do campo, a preservação das raízes rurais, a autenticidade dos produtos, a harmonia e as sustentabilidades econômica, social e ambiental, e a identidade e envolvimento da comunidade rural", ressalta Ucha, que carrega tamanha autenticidade no sangue.
 

Crédito: Divulgação
 

Nesse sentido, são oferecidos três roteiros para que os visitantes se conectem ao lugar e às experiências: 


Experiência sensorial no paiol: Inclui degustações de cafés singulares e raros, frescos e torrados na hora, em micro-torrefação, e harmonizados com deliciosos quitutes mineiros. 


Experiência sensorial, somada à visitação às estruturas de processamento dos cafés especiais: Além de viver as experiências no paiol, o visitante pode conhecer todos os manejos e formas de processamento das Fazendas Caxambu e Aracaçu, que resultam nos cafés que são degustados. 


Imersão completa ao mundo da produção de cafés especiais: experiência que agrega as duas experiências anteriores a uma visita nas unidades de produção de café das fazendas. Nesse tour, os amantes da bebida podem conhecer, além das plantações convencionais de café, o emblemático "Jardim do Café", que reúne cultivos exóticos e raros de cafés de todo o mundo. 


Para proporcionar tudo isso, a equipe é formada pelas mesmas pessoas que cuidam do cultivo, dos processos, dos manejos, da qualidade e da seleção dos grãos que vão para a degustação na boutique. "O resultado são experiências inesquecíveis em um único lugar, que congrega cafés excepcionais, pessoas adoráveis, um espaço agradável e charmoso, com uma magia sem igual. As pessoas hoje, efetivamente, querem vivenciar a cultura do lugar e a experiência de novos destinos. Origem passou a ser um dos elementos mais desejados pelos viajantes do mundo. Viver o que tem identidade própria, que tem rosto, nome, marca indelével do que é local, único e singular. E é tudo isso que proporcionamos", garante a CEO das Fazendas Caxambu e Aracaçu.
 

Crédito: Divulgação
 

Paiol Café Boutique 


Para viver as experiências proporcionadas pelo Paiol Café Boutique, agende sua visita pelos canais de comunicação: 


www.paiolcafeboutique.com.br


Instagram: @paiolcafeboque 


Facebook: Paiol Café Boutique


WhatsApp: (35) 9 9944-7788


Publicidade