
O Tudo Viagens dessa semana é para quem ama observar as estrelas. A apresentadora da EPTV Luara Castilho apresenta dois destinos imperdíveis, um no interior de São Paulo e o outro no Sul de Minas. Confira no vídeo a seguir.
Muita gente não sabe, mas astroturismo significa turismo para ver as estrelas. O objetivo é a observação dos astros e fenômenos como aurora e eclipses, por exemplo. Esses destinos ganham destaque pelo céu estrelado.
Hoje, o astroturismo ou turismo astronômico é uma febre não só no Brasil, como no mundo todo. Nos destinos, além de observar as estrelas, é possível fazer atividades a céu aberto e ter contato com a natureza.
VEJA TAMBÉM
Arraial d'Ajuda é para curtir o Verão e relaxar
Alta nos pedágios em SP: veja quanto fica a viagem para o réveillon e as férias
Uma das melhores épocas para aproveitar esses locais é no Inverno. Por conta dos dias secos e frios, há poucas nuvens no céu, o que facilita a visualização dos astros. Confira abaixo dois locais:
Senador Amaral (MG)
No Sul de Minas, o munícipio de Senador Amaral é perfeito para quem quer fazer astroturismo. A cidade é a mais alta do estado de Minas Gerais e a segunda mais alta do Brasil, com altitudes que variam de 1.300 a 1.600 metros, perdendo apenas para Campos do Jordão (SP).
Em 2012, foi idealizado o primeiro passeio do tipo que acabou se tornando o grande atrativo da cidade. Além das estrelas, é possível observar a lua pelo telescópio, podendo ver todos os detalhes dela e um céu magnifico, considerado o mais bonito do Brasil e isso se deve por conta do baixo índice de poluição.
O principal ponto para a observação é o Mirante Céu da Mantiqueira, por conta de sua altura elevada e distanciamento do centro da cidade.
O destino também é perfeito para quem gosta de estar em contato com a natureza.
Com belas cachoeiras, a Vale dos Avestruzes, é uma das mais bonitas da cidade, com 18 metros de queda dágua e piscina natural para os banhistas. Com infraestrutura, o local oferece comodidade como lanchonetes e banheiro aos visitantes.
Campinas (SP)
Na cidade de Campinas, próxima da capital paulista também é possível fazer astroturismo. Um dos pontos altos é o observatório Municipal Jean Nicolini. Ele está a 1.050 metros de altitude, é possível ver o pico do Jaraguá em São Paulo.
Além de observar as estrelas, a lua e o que os astros podem oferecer durante a noite, o pôr-do-sol também é uma excelente escolha para quem prefere fazer passeios durante o dia.
Outro lugar é o Parque Pico das Cabras que fica a 30 km de Campinas. O local está 1.080 metros de altitude e também oferece um céu fantástico para os visitantes. Uma atração no parque é o Museu Aberto de Astronomia (MAAS), nele tem um planetário e a observação dos astros com telescópio.
Assista o vídeo do Tudo Viagens sobre o Astroturismo e confira as dicas da apresentadora Luara Castilho:
LEIA MAIS
Varíola dos Macacos pode causar até cegueira; entenda