
A cidade de Holambra (SP), fica localizada a 134 quilômetros de São Paulo, com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes e é considerada referência do setor da floricultura nacional. Na cidade, acontece a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora.
O município tem o título de maior centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do país e responde por cerca de 70% das vendas no atacado da floricultura nacional. Conheça algumas curiosidades desta cidade que tem charme por todos os seus cantos.
Arquitetura
Holambra tem como seu charme sua arquitetura holandesa. Mesmo com o clima tropical do Brasil, muitas das residências preservam as características arquitetônicas das típicas, como os telhados inclinados para evitar o acúmulo de neve e a fachada com tijolos à vista.
VEJA TAMBÉM
Expoflora deve injetar R$ 140 milhões na rede hoteleira da região
Expoflora: veja os valores das comidinhas na festa em Holambra
Nas janelas, as cortinas cobrem apenas a metade dos vidros, para que o sol penetre com mais intensidade nas casas para aquecê-las. A outra metade da janela é, geralmente, enfeitada por flores e plantas.
Em algumas casas, os desenhos nas fachadas podem indicar a profissão ou a procedência do proprietário original. Outras trazem placas cujos dizeres, em dialetos que nem todos os holandeses conhecem, remetem a algum acontecimento ou característica muito específica da família que ali vive.
Museu Histórico Cultural de Holambra
Toda a história da imigração e da colonização holandesa no Brasil está relatada no Museu Histórico e Cultural de Holambra, integrado ao parque da Expoflora. O musem conta com cerca de duas mil fotos, objetos, maquinários e tratores utilizados pelos imigrantes.
Durante a Expoflora, o Museu é integrado ao parque e funciona nos mesmos dias e horários do evento e não há cobrança à parte de ingresso.
Tamancos
Considerado um dos símbolos da Holanda, ao lado das tulipas e dos moinhos, o tamanco faz parte do traje típico holandês. Produzido com madeiras especiais salix ou poupolos (choupo ou salgueiro), esse calçado surgiu em 1487.

Ele foi criado para proteger os pés contra o barro, a sujeira, umidade, e, também, do frio e do calor, pois funciona como isolante térmico. Com o tempo, ganhou outras finalidades, como alisar a terra após o plantio e proteger os pés contra acidentes nas olarias.
Expoflora
A Expoflora, maior exposição de flores em Holambra, está de volta desde a última sexta-feira, com a expectativa de movimentar R$ 200 milhões na economia da região.
O evento deve gerar cerca de 7 mil empregos, entre diretos e indiretos, principalmente no setor hoteleiro, restaurantes e comércios em um raio de até 180 km, de acordo com a organização.
A exposição acontece no período de 2 a 25 de setembro, de sexta a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro, das 9h às 19h. Em sua 39ª edição, a Expoflora deve receber aproximadamente até 230 mil turistas nos quatro finais de semana.