Publicidade

tudo viagens

Golpes na internet atingem programas de milhas e fidelidade

Criminosos utilizam sites falsos de companhias aéreas e de venda de passagens para terem acesso a dados de usuários

| Da redação -

  

Golpes na internet atingem programas de milhas e fidelidade (Foto: Divulgação)


Uma pesquisa da Kaspersky, entidade internacional de cibersegurança e privacidade digital, constatou um crescimento de golpes nesta temporada de férias. De acordo com o estudo, no Brasil, os cibercriminosos utilizam o disparo massivo de mensagens fraudulentas (phishing) que visam levar os internautas para páginas falsas, que simulam os sites de companhias aéreas e serviços de reservas para roubar as credenciais das vítimas, obter seus pontos/milhagens e, depois, vendê-los. 

O levantamento aponta ainda que os sites falsos estão cada vez mais elaborados e alguns inclusive exibem detalhes de voos reais para passar maior autenticidade às vítimas. Em um exemplo de golpe que está em circulação no país, a vítima é solicitada a informar o CPF e senha para acessar o site falso. É neste momento que as credenciais são roubadas. 

Após terem acesso à conta, os fraudadores transferem os pontos de benefício/milhagens para depois vendê-los. Outra ação que os criminosos realizam é a troca do e-mail e número de telefone cadastrados originalmente. Isso serve para dificultar a recuperação da conta por parte da vítima.  

 

VEJA TAMBÉM 
Curta o Rock In Rio e se hospede com conforto 
Veja dicas de como viajar nas férias sem gastar muito 



Por fim, os criminosos tentam acessar outros serviços com a senha roubada e, caso a vítima reutilize o mesmo código em outros sites, o prejuízo pode ser maior.  

GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS


Os especialistas da entidade alertam ainda para outros desdobramentos do golpe. Caso a vítima não perceba o sequestro da conta e continue transferindo os pontos de benefício para o programa, o fraudador continuará roubando os benefícios/milhas. Isso pode acontecer quando o usuário não consulta seus pontos com frequência.

"O cibercrime está cada vez mais complexo e os criminosos aproveitam as sazonalidades para que suas táticas sejam mais verídicas aos usuários de diversos tipos de serviços. No entanto, os ataques podem ser evitáveis se o usuário se manter atento, desde o acesso no site de compra das passagens até o pagamento mensal do serviço. É importante conferir o que está sendo acessado e onde você está colocando suas informações pessoais, pois, com as atualizações de fraudes, todo cuidado é pouco", comenta Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina.

Como se proteger? 

Confira as dicas dos especialistas: 

- Procure cuidadosamente a barra de endereços antes de inserir qualquer informação sensível, como seus dados de login e senha. Se algo estiver errado com a URL (como a grafia incorreta ou o uso de símbolos especiais em vez de letras) não insira dados no site. Em caso de dúvida,
verifique o certificado do site clicando no ícone de bloqueio, à esquerda da URL;
- Apenas agende sua estadia e passagens através de sites com provedores confiáveis. Se necessário, digite o endereço de seu site manualmente na barra de endereços;
- Não clique em links que venham de fontes desconhecidas (seja por e-mails, aplicativos de mensagens ou redes sociais);
- Se souber de um sorteio divulgado por e-mail ou redes sociais, visite o site oficial da empresa para confirmar que o sorteio existe. Você também deve verificar cuidadosamente os links que o anúncio de sorteio leva a você;
- Cuide bem da sua senha e, ao se cadastrar nos programas de milhas, crie uma senha única e exclusiva para esse site, não a reutilizando em nenhum outro lugar.   

Para dúvidas, sugestões, entre em contato através do e-mail: edugregori@gmail.com

LEIA MAIS 
Confira 4 dicas de moda simples para o dia a dia

Publicidade