Publicidade

tudo viagens

Setor aéreo deve voltar ao índice pré-pandemia só em 2025

A estimativa divulgada pela GlobalData indica que, daqui a três anos, o número de partidas em todo planeta será de 1,5 bilhão

| ACidade ON -

 

Setor aéreo retomará os níveis pré-pandemia apenas em 2025 (Foto: Divulgação)

A pandemia mexeu com todos os setores da economia e o setor aéreo foi bem afetado. Segundo estimativa da Global Data, empresa de dados e análises o mercado, o setor aéreo global irá sentir até, pelo menos, o ano de 2025

Em 2025, a previsão é que a quantidade de partidas internacionais deverá atingir o nível de viagens de 2019 indicando que, daqui a três anos, o número de partidas em todo planeta será de 1,5 bilhão, o que representa 101% do que foi registrado no último ano pré-pandêmico, segundo a GlobalData. 

De acordo com o estudo, o número de voos previstos para este ano de 2022 corresponderá a apenas 68% do que foi verificado em 2019, devendo chegar a 82% em 2023 e 97% em 2024, antes de atingir a recuperação plena em 2025.  

GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS

Para Hannah Free, analista de viagens e turismo da GlobalData, com a reconfiguração do mercado ocasionada pela atual crise sanitária, os Estados Unidos se tornaram o maior mercado emissor de viagens do mundo em 2021. 

"As viagens internacionais da América do Norte mostraram melhorias em 2021, pois as partidas internacionais cresceram 15% ano a ano", afirmou.  

VEJA TAMBÉM 

Turismo registra retomada no país 

Prejuízo do turismo na pandemia ultrapassa R$ 515 bi, diz CNC

Ainda segundo o estudo, as partidas internacionais de países europeus devem registrar números próximos à média global, com 69% dos números de 2019 neste ano de 2022 e 98% em 2025. 

As regiões da Ásia e do Pacífico, a retomada deverá ser um pouco mais lenta. O estudo não aponta números relativos à América Latina, mas dados oficiais da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) indicam que, no Brasil, a "retomada", tem sido verificada, com o número de passageiros internacionais nos aeroportos brasileiros crescendo mais de seis vezes em abril deste ano, quando comparado com 2021. 

De acordo com os dados divulgados no início de maio pelo órgão, o número de passageiros transportados em voos internacionais do Brasil ou viagens internacionais para o país em abril foi de 1,13 milhão de viajantes, número mais alto desde o início da pandemia de Covid-19

LEIA MAIS 

Ribeirão: Justiça determina volta de 50% dos ônibus no horário de pico

Publicidade