Publicidade

tudo viagens

Panamá quer brasileiros com pegada sustentável

País da América Central está de olho em quem parte do Brasil com interesse em conhecer e contribuir para a preservação do meio ambiente e da cultura local

| ACidade ON -

País da América Central está de olho em quem parte do Brasil com interesse em conhecer e contribuir para a preservação do meio ambiente e da cultura local. (Foto: Divulgação)

Por Eduardo Gregori
edugregori@gmail.com

Você gosta de viajar e de contribuir para que o destino que você visita continue a ser um lugar aconchegante e seguro para seus moradores e interessante para os próximos turistas? Se sua resposta for sim, é um sinal de que você está em sintonia com um tipo de turismo que vem ganhando força e adeptos no mundo: o turismo consciente.

Esta nova vertente, que aproveita a retomada das viagens com o abrandamento da pandemia, é uma resposta ao turismo tradicional que, apesar de contribuir para a economia, pode causar danos quando explorado ao limite. Um exemplo é Veneza, um dos destinos visitados no mundo. A cidade limitou o número de turistas e baniu navios de cruzeiros em seus canais. A superpopulação de visitantes, de acordo com as autoridades locais, estava contribuindo para a degradação da cidade. 

 GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS
 
E se na próxima viagem você quiser se aprofundar no que é o turismo consciente, tem como opção visitar o Panamá, um dos países que saiu na frente nesta nova onda que une turismo e sustentabilidade. O país, que tem como principal atração o canal que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, está focado em promover o turismo e, ao mesmo tempo, assegurar a conservação da vida selvagem e dos ecossistemas e incentivar o crescimento das comunidades locais.

Além de promover as tradições locais, seja pela arte popular e pela gastronomia, o país desenvolveu rotas turísticas por parques nacionais, áreas protegidas e reservas na floresta neotropical. No mar, consolidou atividades que incluem a observação de baleias e visita a projetos de conservação de tartarugas no Oceano Pacífico.

Brasileiros na mira  

Os turistas do Brasil ocupam o terceiro lugar entre as nacionalidades que mais visitam o Panamá, ficando atrás apenas dos norte-americanos e dos colombianos. O Promtur, órgão de promoção do turismo do Panamá, realizou um estudo sobre o perfil dos turistas brasileiros e os dados mostraram que, pelo menos 120 milhões deles, se encaixam na nova diretriz turística do Panamá. "Estamos falando de um mercado de grande potencial emissor, sempre ávido por viajar. E que atualmente responde por 5% do fluxo turístico de 1.9 milhão de turistas internacionais. O Brasil tem 120 milhões de viajantes conscientes e são exatamente estes turistas que estamos visando", aponta o CEO da PROMTUR, Fernando Fondevila.

Publicidade