Publicidade

dinheiro com você

ChatGPT: o que é e como funciona essa inteligência artificial revolucionária?

ChatGPT e inteligência artificial se tornaram os assuntos mais comentados da internet. Leia o post e descubra como a ferramenta funciona.

| Dinheiro com Você -

Max Pixel
O mundo mudou totalmente de alguns meses para cá e você nem percebeu. ChatGPT e inteligência artificial se tornaram os assuntos mais comentados da internet. E não é para menos. É de cair o queixo ver programas fazendo desenhos incríveis e produzindo conteúdo para blogs e redes sociais. 

Só que, para muita gente, a ficha ainda não caiu. 

Todo esse avanço pode levar ao surgimento de novos empregos, mas também ameaçar empregos existentes que podem ser facilmente automatizados. 

Estamos vendo uma verdadeira revolução que pode gerar oportunidades, mas também impedir muitas famílias de continuar gerando renda mensalmente. 

Leia o post até o final para entender o que é o ChatGPT e como essa inteligência artificial funciona. 

O que é o ChatGPT e como ele funciona 

O ChatGPT é uma inteligência artificial que pode ser acessada pelo endereço https://chat.openai.com/chat. Ela entende a linguagem natural e é capaz de conversar com o usuário sobre praticamente qualquer assunto. 

Inclusive, o ChatGPT está botando medo até no Google, ameaçando seu domínio, e não é difícil entender o motivo dessa preocupação. Faça a mesma pergunta para o Google e para o ChatGPT e veja o que acontece. 

Por exemplo: "Por que o queijo da Canastra é tão bom?". 

Veja a resposta do ChatGPT: 

"O leite usado para fazer o queijo é proveniente de vacas criadas na região da Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, Brasil, onde as condições naturais, como a qualidade da grama, a água, o clima e o solo, contribuem para o sabor e qualidade do leite. O queijo é curado por um período de três a seis meses, o que ajuda a desenvolver sua textura e sabor únicos." 

E a resposta do Google nem chega aos pés da explicação do ChatGPT. Está vendo por que o buscador está tremendo na base? 

Sem contar que o texto do Google é produzido por um ser humano. Já o texto do ChatGPT é original não há uma cópia desse texto em nenhum outro lugar da internet. 

Sentiu o drama? 

LEITURA RECOMENDADA: COMO CONSEGUIR TRABALHO PELO LINKEDIN

Por que a inteligência artificial é uma ameaça para seu trabalho 

Não dá para substituir a criatividade humana. Só que é preciso considerar duas questões. 

Primeira: o cliente nem sempre faz questão de ter o diferencial humano. Uma empresa talvez queira textos relativamente bem escritos para colocar no blog, mas nada de espetacular. 

Se ela tem três redatores, talvez não se importe de dispensar dois e pedir que o outro use a inteligência artificial para produzir os textos. Aí ele só pega aquele material e revisa. Dá um toquezinho humano, se for o caso. 

Entendeu a primeira questão? Você oferece o diferencial humano, mas nem sempre o cliente faz questão disso. Nem todo texto tem que emocionar. 

Agora uma questão ainda mais importante: profissionais medianos podem ser facilmente substituídos pela inteligência artificial. 

Vamos falar de novo sobre os redatores mas a ideia se aplica a outros profissionais. 

Muito redator assim como pessoas de outras profissões trabalham quase como robôs. São profissionais que atuam de forma mais engessada, e por isso eles podem ser substituídos por robôs. 

É como o William diz em seu livro Você Não Nasceu Para Ser Pobre: "Se o seu trabalho envolve fazer a mesma coisa todos os dias, você corre o risco de perder o seu trabalho". É claro, porque aquilo que é repetitivo pode ser automatizado. 

Na verdade, não só pessoas individualmente, mas empresas de produção de conteúdo inteiras podem ser substituídas pela inteligência artificial. 

Isso por causa daquelas duas questões: o cliente às vezes não faz questão do diferencial humano e a qualidade mediana do serviço faz o profissional ou a empresa terem a possibilidade de serem substituídos pela inteligência artificial. 

LEITURA RECOMENDADA: QUER SE TORNAR DESENVOLVEDOR(A) E TRABALHAR NA ÁREA DE TI? DESCUBRA COMO!

Como evitar que a inteligência artificial te substitua

Para evitarem ser substituídas pela inteligência artificial, pessoas e empresas precisam aprender a se diferenciar da inteligência artificial. 

Ser acima da média já era importante antes, só que agora ficou ainda mais. O espaço para profissionais mais ou menos diminuiu. Agora é a inteligência artificial que está ocupando essa posição mediana só que ela trabalha de graça, ou praticamente de graça. O que é uma vantagem competitiva e tanto para ela. 

Então aqui vai a nossa dica para você não ficar sem trabalho: se você é redator, tradutor, revisor, designer ou programador, aprenda a usar a inteligência artificial. 

Comece a usar essa tecnologia para agilizar seu trabalho. Junte o seu talento com o conhecimento dessas ferramentas para aumentar a qualidade e a quantidade daquilo que você produz. Em vez de perder seu trabalho para a inteligência artificial, torne-se a pessoa que vai dominá-la para seu cliente ou patrão. 

Quer saber mais detalhes sobre o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial? Assista ao vídeo abaixo. 


Publicidade