Publicidade

tudo valor

5 atitudes matadoras para você lidar melhor com o dinheiro

Ficar rico todo mundo quer, mas mudar a mentalidade e gerenciar as finanças para ter uma vida com mais qualidade, é algo para poucos. E você pode ser um deles.

| Dinheiro com Você -

1. Viva abaixo das suas possibilidades

É impossível formar patrimônio se você não aprender a gastar menos do que você ganha. E patrimônio é mais importante do que renda. Então ajuste o seu padrão de vida para que ele sempre seja menor que a sua renda. Assim vai sobrar dinheiro todo mês para você construir o seu patrimônio.

2. Foque na construção de riqueza

Não deixe que a tentação do status faça você colocar o seu dinheiro em bens passivos, que se desvalorizam e geram custos de manutenção. Ao invés disso, invista em ativos que se valorizam ao longo do tempo e geram dividendos para você aumentar a sua renda e o seu patrimônio. Exemplos: negócios, ações de empresas, títulos públicos e privados.

3. Busque a liberdade financeira

Liberdade financeira é você não depender do dinheiro para viver, mas sim montar uma estrutura patrimonial onde seus próprios ativos financeiros geram renda suficiente para bancar o seu custo de vida. Você deixa de depender de um trabalho para viver, e com isso pode escolher trabalhar com o que quiser.

4. Fique atento às oportunidades

Ter liquidez financeira (dinheiro disponível) permite que você aproveite as oportunidades do momento para dar saltos maiores de multiplicação patrimonial. Comprar ações na bolsa de valores quando o mercado sofre uma grande queda, comprar um imóvel com preço muito abaixo do mercado para revenda ou locação, investir num negócio promissor em estágio inicial de formação, e por aí vai.

5. Transforme as perdas temporais em aprendizado

Você não vai conseguir acertar todas as suas manobras financeiras. Todo mundo erra e perde dinheiro nessa vida. Mas alguns sofrem com isso e desistem do plano, enquanto outros transformam as perdas temporais em aprendizado, dão a volta por cima, e continuam seguindo o planejamento. Eu gosto dessa frase: "às vezes a gente acerta e outras a gente aprende". É isso.

Vídeo sugerido: O que eu faria se tivesse que recomeçar tudo do zero

Agora imprima esse texto e cole no lado de dentro da porta do seu guarda-roupas, para ler todos os dias até fixar na sua mente. Valeu! Sucesso!

Publicidade