Publicidade

tudo valor

Pesquisa mostra que 85% dos brasileiros passou por situações de desequilíbrio financeiro no último ano

Levantamento realizado pela Serasa, em parceria com a Opinion Box, comparou o uso do dinheiro e os hábitos de finanças pessoais nos 27 estados do país

| Da redação -

Levantamento realizado pela Serasa, em parceria com a Opinion Box, comparou o uso do dinheiro e os hábitos de finanças pessoais nos 27 estados do país. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Um levantamento mostrou que muitos brasileiros ainda têm dificuldades em gerenciar o próprio dinheiro, apesar de demonstrarem preocupação com o controle das finanças. O levantamento "Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil", realizado pela Serasa, em parceria com a Opinion Box, aponta que 85% das pessoas dizem ter passado por situações de desequilíbrio financeiro nos últimos 12 meses.

A pesquisa comparou o uso do dinheiro e os hábitos de finanças pessoais nos 27 estados do país.

De acordo com as respostas, a maioria das pessoas afirma que se complicou porque gastou mais do que pretendia no mês (21%). Além disso, foi mostrado que hábitos como renegociar pagamento de alguma dívida (20%) e parcelar a fatura do cartão de crédito (20%) também são comuns entre os consumidores do país, o que demonstra a dificuldade de gerenciar as finanças. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

Bancos renegociam R$ 13 bilhões em dívidas em dois meses de Desenrola  

Preço da carne em queda: Veja ranking dos cortes que registraram maior queda



O desequilíbrio financeiro dos brasileiros é observado ainda em outras situações: 19% dos entrevistados conta que já atrasou o pagamento da fatura do cartão de crédito por não ter como pagar no momento e 16% aponta que optou por pagar uma dívida em relação à outra, pois não tinha como liquidar ambas.

Cancelar compromissos por não ter como gastar mais (16%) e pedir dinheiro a amigos e familiares para pagar dívidas (14%) também são recursos comuns entre os brasileiros para tentar retomar o equilíbrio das finanças.


 

LEIA MAIS 

Kayky Brito recebe alta da UTI, mas segue em hospital

Publicidade