Aprender a educar também é fundamental, porque existem muitas formas de aperfeiçoar nosso jeito de preparar as crianças para autonomia da vida adulta. As referências de quando éramos filhos é somente um único exemplo e nem tudo que vivemos vai servir para eles.
Cuidado com o piloto automático que muitas vezes reproduzimos na criação dos filhos. Ler, estudar, e ouvir sugestões sobre educação parental é importante, sim. Mas, somos nós, pais, que vamos escolher a melhor combinação entre essas orientações e a realidade cotidiana dos filhos, com o propósito de educá-los com valores humanos para autonomia.
LEIA TAMBÉM
Conheça os benefícios do microagulhamento para a pele
Qual a chance de cura do retinoblastoma?
As crianças estão em processo de aprendizagem e tentando fazer o seu melhor. Respeite seu ritmo. Celebre suas conquistas. Tenha paciência com os seus erros. E tenha menos pressa no dia a dia. Os filhos crescem rápido demais. Dura uns vinte anos. Logo, eles criam asas e vão embora.
Acredite no potencial de desenvolvimento das crianças e incentive que elas realizem as tarefas do seu próprio jeito. Não precisa ser perfeito. Elas estão aprendendo a se virar sozinhas, ok? Esteja presente e envolvido em suas atividades diárias, mas só ofereça apoio quando elas solicitarem. Os filhos ganham autoconfiança e segurança nas suas forças pessoais quando conseguem enfrentar desafios e superar limites internos.
O amor incondicional, a participação ativa e a educação de valores que oferecemos as crianças se transformam na proteção equilibrada e necessária que pode proporcionar o desenvolvimento de boa autoestima, de coragem e confiança para realizar boas escolhas rumo à autonomia e seguir os seus próprios caminhos.
LEIA MAIS
TSE marca julgamento de recurso de Jair Bolsonaro contra inelegibilidade