Publicidade

tudo saúde

DIU NO SUS: Confira como fazer para colocar o dispositivo de graça

É possível colocar dispositivo de graça por meio do Sistema de Único de Saúde (SUS)

| Da redação -

O DIU é gratuito no SUS (Foto: iStock)
  

Você sabia que um dos métodos contraceptivos mais seguros é o DIU (dispositivo intrauterino)? Ele tem uma eficácia de 99% para evitar uma gravidez já que atua impedindo a fecundação.  

Através do SUS (Sistema Único de Saúde), é possível conseguir o dispositivo de graça. O Tudo EP te explica como.  

Mas como funciona o DIU? 

O dispositivo é inserido no útero da mulher, e serve para impedir o contato dos espermatozoides com os óvulos, evitando assim uma gravidez indesejada. 

Existem dois tipos de dispositivos, o hormonal e o de cobre. O SUS oferece apenas a versão de cobre do dispositivo intrauterino que é o TCu 380A FURP.    

 

VEJA TAMBÉM 
Cartão SUS: Saiba como fazer o seu através da internet 

Rótulos de alimentos tem novas regras; veja o que muda 



Toda mulher pode usar o DIU?
 

Segundo o Ministério da Saúde, qualquer mulher que esteja na adolescência até a menopausa pode utilizar o dispositivo. Mulheres que acabaram de ter um filho ou sofrer um aborto poderão colocar o DIU imediatamente. Já as lactantes também podem utilizar o DIU de cobre, sem o hormônio, pois ele não afeta nem a produção nem a qualidade do leite materno.  

Como conseguir o DIU de graça pelo SUS? 

Através do SUS, as mulheres brasileiras têm direito ao DIU gratuito através das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e em hospitais públicos. Veja o passo a passo: 

1. Procure uma UBS ou hospital público e ligue no local para saber se o procedimento cirúrgico está disponível na unidade;
2. Participe do grupo de planejamento, os médicos recomendam, mas não é obrigatório. Nele é possível conhecer todos os métodos anticoncepcionais e saber se o DIU é o que deseja;
3. Marque a consulta com o médico ginecologista da unidade;
4. Realize o exame preventivo para saber se o paciente tem propriedade física para colocar o DIU;
5. Coloque o DIU, após o médico agendar uma data.  

No SUS, o DIU tem duração de três, cinco ou dez anos e o paciente precisa retornar ao médico depois de um mês para saber se o corpo se adaptou ao dispositivo. 

LEIA MAIS 
Veja dicas de como ser elegante na praia ou na piscina

Publicidade