Publicidade

tudo saúde

Cartão SUS: Saiba como fazer o seu através da internet

O cartão é oferecido pelo Sistema Único de Saúde para agilizar consultas médicas e cirurgias

| Da redação -

Saiba como tirar o cartão SUS (Foto: Cartão Nacional de Saúde)
  

Você sabia que para ser atendido no sistema público de saúde no Brasil é preciso ter o cartão SUS (Sistema Único de Saúde)? Ele é um documento de identificação do usuário e contêm diversas informações pessoais como nome, nome da mãe, data de nascimento, contatos telefônicos, e-mail, além de documentos como RG e CPF.  

Com isso, o SUS consegue conferir as informações e todo seu histórico hospitalar como internações, dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e a aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular, segundo o Ministério da Saúde.  

Quem pode ter cartão SUS? 

Todo brasileiro com CPF válido tem o número do Cartão Nacional de Saúde, porque a base de informações está integrada com a Receita Federal. Desde 2015, o cartão está disponível em formato digital, mas também é possível ter ele físico, caso prefira.   

 

VEJA TAMBÉM 
Rótulos de alimentos tem novas regras; veja o que muda 

Poliomielite volta a preocupar médicos brasileiros; entenda 



Como baixar o cartão SUS virtual? 

Para ter acesso, basta procurar na loja de aplicativos do seu celular (Apple Store ou Play Store), digite o nome "Meu digiSUS" e baixa o app gratuitamente.  

Como imprimir o cartão SUS?
 

Mas quem prefere o cartão físico do SUS, é possível tê-lo. Sigo o passo a passo abaixo: 

1. acesse o Portal Cidadão;
2. Preencha com seus dados;
3. O protocolo será gerado, imprima e guarde.  

Esse protocolo é válido por três meses.   

Perdi meu cartão SUS. Como faço a 2ª VIA? 

Para conseguir sua 2ª VIA do SUS, você pode ir até uma Unidade Básica de Saúde, levando o seu RG e CPF e na hora eles imprimem um novo cartão. 

Mas se não puder ir até uma UBS, é possível resolver pela internet. Para isso, acesse o Portal do Cidadão; preencha seus dados; e um protocolo será gerado para imprimir e guardar.  

Enquanto o cartão não chega em sua casa, você pode usar esse protocolo nos atendimentos. Lembre-se que o protocolo tem apenas três meses de validade. 

LEIA MAIS 
Existe idade limite para começar a correr?

Publicidade