Publicidade

tudo receitas

Bolo seco, murcho ou queimado? Aprenda como não errar mais no preparo dessa receita

Aprenda como melhorar sua receita de bolo e evitar erros bobos que podem comprometer sua receita

| Da redação -

Bolo simples. (Foto: Freepik)
Existem algumas regras que devemos seguir para preparar o bolo perfeito, sem fazer com que ele fique murcho, queimado, seco, embatumado (quando não cresce), etc. Por conta disso, o Tudo EP traz para você uma série de dicas e práticas para transformar você em um confeiteiro de primeira. 

DICAS PARA FAZER O BOLO PERFEITO 

Siga à risca os ingredientes 
Para a realização do bolo, é sempre necessário estar atento aos ingredientes da receita e qual é a quantidade exata deles. Essa medida serve justamente para não houver qualquer tipo de mudança no preparo da receita que pode comprometer seu preparo. 

Essa dica também vale para utensílios de cozinha, que, apesar de poderem ser substituídos, podem não trazer o resultado esperado. 

Bater a massa demais
Outro erro comum de principiantes no preparo de bolos é bater a massa demais, logo depois de misturar a farinha. Isso geralmente acontece porque as pessoas acreditam que o preparo do bolo se assemelha aos pães, em que é preciso sovar bastante para o glúten se desenvolver, o que não é o caso. Batê-los em excesso podem deixá-los embatumados ou elásticos demais. 

A ideia na hora de bater o bolo é fazer de forma delicada e contínua, principalmente após adicionar o fermento químico. 

Deixar a massa muito úmida
Quando fazemos um bolo, temos sempre que estar atentos na quantidade de líquido que adicionamos em sua mistura, afinal, o risco de transformá-lo em um bolo úmido é grande. 

Para evitar isso, sempre que fazemos um bolo com quantidades de líquidos acima do normal, com ovos muito grandes ou frutas e legumes que soltam água, temos que adicionar um pouco mais de farinha para que os ingredientes se equilibrem, deixando os bolos no ponto perfeito, nem muito secos e nem muito húmidos. 

Massa com pouca umidade
Assim como deixar o bolo úmido demais, o contrário também pode acontecer caso você adicione mais farinha que o necessário. Para evitar isso, adicione um pouco mais de líquido na mistura dos ingredientes através de frutas ou ovos para que as proporções se equilibrem. 

Errar no fermento
Um dos erros mais comuns de se ocorrer com os confeiteiros é adicionar fermento de mais ou de menos. 

Para evitar isso, temos sempre que ficar espertos na quantidade de fermento adicionada no bolo: se você adicionar fermento demais, o bolo crescerá rachado. Já se você adicionar de menos, o bolo não crescerá o suficiente. 

Para adicionar a quantidade de fermento exata atente-se se a massa utilizada no preparo já vem com o fermento ou não, se não, adicione fermento que esteja dentro do tempo de validade e reservado em um local correto devidamente lacrado. 

Para saber se o fermento está bom, misture uma colher pequena do pó em um pouco de água e veja se faz espuma.  

 

 

VEJA TAMBÉM 

Guacamole: saiba como fazer essa receita saudável

Pudim de pão: aprenda a fazer esse delicioso doce

 


Forma errada
Outro erro muito comum entre principiantes é utilizar qualquer forma para o preparo de qualquer bolo. Porém, grande parte das vezes, os ingredientes das receitas de bolo são separados em quantidades exatas para o determinado estilo de forma. Portanto, caso você venha a utilizar uma forma com o tamanho diferente da recomendada, seu bolo poderá ficar seco e baixinho ou não cozinhar do jeito adequado. 

Forma mal untada e/ou enfarinhada
Untar e enfarinhar são os processos realizados para evitar que a massa grude na forma e dificulte a saída do bolo o deformando. Para evitar erros neste processo, é sempre recomendável preencher toda a forma, justamente para que não fique nenhum espaço sem óleo e farinha. 

Caso fique, a gordura poderá formar gotículas de água e grudar justamente neste ponto, deformando de vez o bolo. 

Forno
O erro mais comum de se ocorrer no preparo de um bolo é errar as medidas do forno, queimando o bolo ou retirando antes do necessário e deixando ele cru. Para evitar isso, é preciso conhecer o forno em que o bolo é preparado. 

Conheça muito bem seu eletrodoméstico, afinal, quando buscamos um bolo perfeito, temos sempre que nos atentar que as medidas de tempo podem mudar dependendo da idade do forno. Exemplo: se por acaso seu forno for antigo, provavelmente será necessário deixar um pouco mais do que o tempo estipulado. 

Esquecer de desenformar ou desenformar cedo demais
Por fim, outro erro muito comum é desenformar o bolo na hora errada, mais cedo, ou mais tarde do que o necessário. Para saber o tempo exato para desenformar, retire o bolo do molde sempre de 5 a 10 minutos após a retirada do forno, para que ele não quebre (caso fique pouco tempo) e também para que ele não fique úmido no fundo, ficando mais difícil de desenformar. 

VEJA MAIS 

Rony fratura o antebraço e desfalca Palmeiras

Publicidade