Publicidade

tudo pets

Cães e gatos são considerados espécies invasoras no Brasil

São espécies que ameaçam a fauna silvestre nativa de várias formas, inclusive invadindo unidades de conservação

| Da redação -

 

Cães são considerados espécies invasoras (Foto: Pixabay)

 

Cães e gatos são os animais domésticos mais populares do mundo. Para muitos brasileiros, são parte da família, mas o que nem todos sabem é que esses famosos pets são considerados espécies exóticas invasoras no Brasil. 

Segundo especialistas, são espécies que ameaçam a fauna silvestre nativa de várias formas, inclusive invadindo unidades de conservação. Há alguns anos, o Parque Nacional da Tijuca, localizado dentro da cidade do Rio de Janeiro, vem alertando sobre a presença de cachorros dentro de seus limites. 

O parque não só impede a entrada de visitantes que estejam acompanhados de pets, como tem tentado conscientizar os moradores do entorno da unidade de conservação de que seus animais de estimação não podem ficar soltos.  

 

VEJA TAMBÉM 
Rede de pets shops suspende venda de coelhos na Páscoa
 

Pesquisadores desenvolvem método para monitorar onças na Amazônia 



"Os animais domésticos, gatos e cachorros, também têm potencial grande de causar desequilíbrio. Eles são animais que têm por hábito a caça, podem interferir no equilíbrio ecológico dessa floresta e podem levar doenças para os animais locais", explicou a chefe do Parque, Viviane Lasmar. 

"A gente tem um problema sério de animais domésticos das casas do entorno, que muitas vezes ficam soltos ou são soltos para dar uma volta e entram nas nossas áreas protegidas. Temos vários projetos de reintrodução de fauna nativa que podem estar sendo prejudicados pela presença desses animais", acrescentou. 

LEIA MAIS 
Carpa gigante é encontrada em represa e intriga moradores do interior de SP

Publicidade