Um lobo-guará foi adotado por uma família de Minas Gerais, após ter sido confundido com um cachorro de rua em 2022. O animal vive hoje em um zoológico de Santa Catarina, mas a história viralizou nas redes sociais.
De acordo com a família, eles apenas perceberam que o "cachorrinho" era um lobo-guará depois de quatro meses da adoção. Os tutores relataram que, conforme o tempo passava, o animal se "transformava": a aparência mudou, os pelos ficaram alaranjados e as pernas e orelhas cresceram demais.
VEJA TAMBÉM
Confira 5 tendências de acessórios para pets em 2023
Gato tatuado no México por presidiários é resgatado e adotado
De acordo com as autoridades, a família não pôde domesticar o animal e ele foi transferido para um zoológico em Santa Catarina. "Por ele não ter convivido com a mãe, nunca aprendeu a buscar alimento, abrigo e a se defender. Sendo assim, ele não conseguiria sobreviver sozinho, pois se tornaria uma presa fácil ou não encontraria a própria comida", explica a bióloga educadora Jenifer Kroth.
Segundo informações do zoológico, o animal segue um cronograma de atividades recreativas e divide um espaço com uma lobo-guará adulta. Além disso, ele vive em um ambiente com árvores frutíferas, arbustos, toca, lago e outros elementos que reproduzem um espaço adequado para a espécie viver bem.
Vale lembrar que, segundo a avaliação do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a espécie se encontra em situação de vulnerabilidade para a extinção.
LEIA MAIS
Fies: Inadimplentes acumulam mais de R$11 bilhões em dívidas atrasadas