Publicidade

tudo pets

Pesquisa revela que ter um pet ajuda a proteger o cérebro na velhice

A pesquisa foi publicada na revista científica Aging and Health e cerca de dois mil adultos participaram dos estudos

| Da redação -

 

Pesquisas indicam que os pets podem auxiliar na saúde mental de pessoas mais velhas (Foto: Reprodução/ Pexels)

 

Uma pesquisa publicada no periódico americano "Aging and Health" revelou que ter um pet ajuda a prevenir demência na velhice. O estudo foi elaborado por um time de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e mais de dois mil adultos participaram da pesquisa. 

Para chegar a uma conclusão, os pesquisadores fizeram testes de memória cognitiva em adultos que eram tutores de pets e em adultos que não eram durante seis anos. Segundo a pesquisa, os dados revelaram que os animais auxiliam na saúde do cérebro, além de ajudar a evitar a demência, uma condição que afeta aproximadamente 5,8 milhões de americanos.  

VEJA TAMBÉM 
Cachorros passageiros de ônibus viralizam na internet 
Veja o ranking dos nomes de pets mais populares em 2022

MAIS ESTUDOS 

O estudo é chamado de "Health and Retirement Study" e foi realizado nos Estados Unidos entre 2010 e 2016. Por mais que os resultados sejam animadores, os cientistas ainda reforçam que é necessário mais estudos para ter maiores evidências da relação entre a saúde da mente e o cuidado aos pets.
De acordo com a pesquisa, sobretudo, os pesquisadores afirmaram que a resposta mais expressiva na saúde do cérebro, daqueles que cuidam de pets, foi vista em pessoas com mais de 65 anos. 

DEMÊNCIA

A demência é considerada uma síndrome e conta com três características: prejuízo da memória, problemas comportamentais e habilidades sociais. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a causa para a demência não tem uma causa exata, mas pode estar relacionada a quadros de doenças ou alterações orgânicas que desenvolvem essa condição. 

Ainda segundo o Ministério, a demência não tem cura, mas é possível retardá-la. 

LEIA MAIS 
Maçã frita com caramelo: veja como fazer esta receita deliciosa

Publicidade