Publicidade

tudo pets

Veja 5 cuidados que você deve ter com seu pet nas festas de fim de ano

Com a chegada do Natal e do Ano Novo, saiba como evitar acidentes com seus pets durante as festividades

| Da redação -

 

Festas de final de ano podem ser um perigo para seu pet (Foto: Unsplash)

Chega o mês de dezembro e com ele vêm as festas de final de ano. Primeiro o Natal e depois o Réveillon. Neste período, quem tem pet é preciso redobrar a atenção para evitar acidentes. 

Um dos perigos são as árvores de Natal. Os pets podem interpretar os enfeites como diversos "brinquedos", sendo possível que ele queira brincar com os artigos, podendo causar alguns acidentes.

Já no ano novo, uma das maiores preocupações é com os fogos de artifícios, que incomodam os pets. Não é raro que o barulho assuste os animais, que acabam fugindo das residências. 

Confira abaixo 5 cuidados que você deve ter com seu cachorro ou gato para passar o final de ano tranquilo. 

1. Alimentos tóxicos 

Na ceia de Natal, os consumos de alimentos em nossas casas aumentam, muitos desses produtos podem ser tóxicos para os pets e caso eles comam, podem ter problemas.  

 

VEJA TAMBÉM 
Companhia aérea tem alta de mais de 270% na quantidade de pets 

Conheça a história do urso que comeu 40kg de cocaína e virou filme 



Um exemplo disso são as uvas-passas, a macadâmia, o álcool e o chocolate, além do alho e da cebola. Especialistas alertam que os sintomas em geral são vômitos, diarreia, dores de barriga, náusea, salivação excessiva e gases. É necessário procurar ajuda veterinária o quanto antes. 

2. Decoração natalina 

Os enfeites nas árvores de Natal são atraentes para cães e gatos, principalmente se forem filhotes. Com isso, procure colocar os penduricalhos natalinos em uma altura segura, escolha materiais maiores e mais resistentes.   


Coloque os enfeites natalinos em uma altura segura para que os pets não peguem (Foto: Unsplash)


3. Fogos artifícios 

Animais de estimação, em especial os cachorros, têm muito medo de fogos. Durante a virada de ano, diversas cidades iluminam os céus com os foguetórios, mas isso é um risco à saúde do seu animal.    


Fogos de artifícios são um perigo para os pets (Foto: Pixabay)


Por conta do susto e medo, os pets podem ficar estressados, ter problemas de audição, e até paradas cardíacas podem acontecer. Alguns animais ficam tão assustados que acabam fugindo da residência. 

Para evitar esses problemas, confira se o portão de casa está fechado, evite deixar objetos perigosos perto do pet e deixe um local seguro para que ele possa se esconder. 

4. Bebida alcoólica 

Champanhe, cerveja, vinho e outras bebidas costumam estar presentes nas festividades e isso pode ser um problema caso você tenha um pet. Com convidados em casa, é possível que alguém deixe um copo acessível para o animal e caso ele ingira a bebida, pode sofrer com problemas de saúde. 

No corpo dos animais, o álcool é absorvido mais rapidamente pelo aparelho digestivo do que os humanos e metabolizado no fígado. Alguns dos efeitos são náuseas, vômitos, problemas respiratórios e coma. Caso isso aconteça, procure um veterinário o mais rápido possível.  

5.Fantasias  

Muitos tutores gostam de comprar roupinhas natalinas para seus pets, mas vale lembrar que em dezembro, no Brasil, é verão e com isso as temperaturas são elevadas.   

Por isso, é necessário que se tenha um cuidado com o tecido usado, evitando fantasias felpudas ou qualquer roupa que possa aumentar a temperatura corporal do pet.  

LEIA MAIS 
Intoxicação de cães: Polícia indicia 4 de empresa por contaminação de petiscos

Publicidade