Publicidade

tudo pets

Confira 7 benefícios que os pets trazem à saúde

Além de ótimos companheiros, os animais de estimação podem ser fortes aliados para nossa saúde física e mental

| Da redação -

 
Os pets são grandes aliados para a saúde humana (Foto: Pixabay)


Os animais de estimação estão presentes em muitos lares brasileiros. Estima-se que os pets estão em mais de 140 milhões de lares de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Podem ser cachorros, gatos, peixes, porcos da índia, pássaros, ou até mesmo os mais exóticos e incomuns como jabuti, coelho, o que todos eles têm em comum: excelente oportunidades para nos, humanos, vivermos melhor.  

O Tudo EP conversou com a médica veterinária especialista em clínica médica de pequenos animais Aline Prado para saber quais são os benefícios de ter um pet. Confira abaixo a lista com 7 vantagens

1. Faz bem para o coração 

Ter um animal em casa faz bem para o nosso coração! Principalmente se ele for um cachorro. Mas não só por causa do amor que criamos por eles, mas os cães ajudam nos problemas cardiovasculares.   

 

VEJA TAMBÉM 
Leishmaniose: Verão é o período mais propício para a doença que pode afetar os animais e toda a família
 

Veja cuidados necessários para cuidar de pets idosos 



De acordo com a médica veterinária, quando a gente brinca e convive com os animais, há a liberação de hormônios. 

"São hormônios importantes na nossa corrente sanguínea, como a serotonina e a dopamina. Isso faz com que a pressão arterial e a frequência cardíaca se estabilizem, além de reduzir o colesterol e o triglicérides", afirma. 

Um estudo divulgado pela Associação Americana do Coração, destacou que o risco de morte entre pessoas que tem doenças cardíacas é quatro vezes menor quando convive com um animal.  

2. Alergias 

Quando as pessoas pensam em ter um pet de estimação, logo pensam nos pelos e consequentemente nas alergias, ainda mais quem tem crianças em casa. 

A médica veterinária afirma que as crianças desenvolvem imunidade desde muito cedo e isso será benéfico para a saúde adulta das crianças. Doenças como asma e rinite, têm menos risco de desenvolver em crianças que convivem com pets desde a infância.  

3. Aumento da autoestima 

Pessoas que tem baixa autoestima é uma boa ter um animalzinho em casa. O ser humano necessita de socialização e em uma realidade onde houve a necessidade de isolamento, os animais ajudaram muito na questão da autoestima.  

Segundo a médica veterinária, "há uma questão de elevação de autoestima de crianças que tem um pet em casa, que se tornam mais extrovertidas e confiantes. Como a autoestima está ligada ao bem estar, essa convivência traz benefícios em todas essas esferas", relata Aline. 

4. Atividade física e emagrecimento 

Ter um pet em casa e não brincar com ele pode acabar deixando o bichinho tedioso. Mas o benefício de brincar com ele e levar para passear são um ótimo exercício. 

Mas não pense que é só benefícios para o pet. Os tutores também se beneficiam, pois ajudam a manter ativos e queimar calorias. 

"Os animais precisam brincar e principalmente os cães amam passear. Isso estimula o seu dono a aumentar a atividade física diária e consequentemente há perda de peso", conta a veterinária.  

5. Redução do estresse
 

Quem é estressado pode encontrar uma maneira de diminuir o estresse com um pet.  

Experimentos nos EUA mediram os níveis de estresse em pessoas sozinhas, com seu parceiro e seu animal de estimação, e quem foi mais tranquilo são pessoas que convivem com pets. 

A veterinária Aline explica que isso se deve por conta de hormônios liberados. "Os hormônios liberados quando estamos com os animais diminuem o estresse e a pessoa se sente mais disposta. A presença de um companheiro no dia a dia faz com que a pessoa se sinta mais segura, dando a sensação de prazer, conforto e bem estar". 

6. Senso de responsabilidade  

Ter um animal em casa não é nada fácil. A rotina envolve uma série de rituais diários e eventuais relacionados à alimentação, higiene, passeios e atenção, isso desenvolve o comprometimento em diversas áreas da vida. 

Para Aline, ter um animal em casa nos ensina a cuidar do próximo. "Essa relação entre homem e animal não exige nada em troca, é um incondicional. Em crianças além de estimular o desenvolvimento de responsabilidade, ajuda também a desenvolver habilidades sociais e emocionais".  

A veterinária afirma que essa relação é muito importante na saúde física e mental das pessoas. 

7.  Saúde mental 

Muitas pesquisas e estudos foram divulgados ao longo dos anos comprovando que o convívio com os animais de estimação fazem bem para a nossa saúde mental. 

Aline afirma que ao ter um pet em casa e convivendo com ele, desencadeia sensações de bem-estar fazendo com o que a pessoa se sinta mais alegre e tenha um controle emocional. 

"A presença do animal reduz a incidência de pensamentos negativos, ameniza o estresse, a angústia e consequentemente a depressão", finaliza.  

LEIA MAIS 
Entenda por que os cães e gatos lambem as patas

Publicidade