Publicidade

tudo notícias

O que é a PEC da anistia?

Proposta prevê que partidos políticos não sejam punidos por não cumprirem cotas mínimas de repasses em razão da raça ou do sexo

| Da redação -

Proposta prevê que partidos políticos não sejam punidos por não cumprirem cotas mínimas de repasses em razão da raça ou do sexo. (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)
Nesta terça-feira (26), uma comissão especial da Câmara dos Deputados pode votar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que concede anistia a partidos políticos que não cumpriram com todas as cotas mínimas de repasse de recursos em razão de raça ou sexo nas eleições de 2022 e anos anteriores. 

Se a PEC da anistia for aprovada, os partidos que não repassaram os valores mínimos estabelecidos para candidatas mulheres ainda poderão usar esses valores em futuras eleições. Além disso, os partidos também não sofrerão nenhum tipo de sanção, como suspensão do fundo partidário, multas ou devolução de valores. 

A PEC também concederá anistia às legendas com irregularidades nas prestações de contas. A emenda ainda vai possibilitar a arrecadação de recursos de pessoas jurídicas por partidos políticos destinados à quitação de dívidas com fornecedores contratadas até agosto de 2015, quando os partidos ainda tinham direito a receber doações de empresas.  

 

LEIA TAMBÉM 

Como será a ligação do INSS para segurados anteciparem perícia? 

Ciclone formado no Rio Grande do Sul pode chegar a São Paulo?


Hoje, a legislação determina que os partidos repassem ao menos 5% dos recursos do fundo partidário na criação e manutenção de programas de promoção da participação das mulheres na política. 

Além disso, pelo menos 30% do fundo de financiamento de campanha e da parcela do fundo partidário das campanhas eleitorais deve ser voltado às mulheres. A mesma quantidade também deve valer para o período de propaganda gratuita na televisão e no rádio. 

 

LEIA MAIS 

Alexandre de Moraes vota pela condenação de mais cinco réus pelo 8 de janeiro

Publicidade