No bairro Alto do Ibirá, onde uma cobra foi encontrada morta, atropelada e no Buritis, próximo do Horto Municipal, moradores encontraram duas cascavéis nas ruas, próximo de um parquinho para crianças. As serpentes foram vistas na Rua José Hamilton Magalhães.
"Os matos dos lotes estão quase maiores que as casas; ontem à noite tinha duas cascavéis andando pelas ruas, perto do parquinho na praça. As crianças não podem nem brincar mais", informou o morador do local.
Em 2022, a Prefeitura de Pouso Alegre registrou 563 ordens de serviço para a limpeza de lotes e 460 proprietários foram multados por não cumprirem a legislação. Já em 2023, até o dia 14 de março, 120 multas foram aplicadas e 175 proprietários cumpriram a ordem de limpeza.
LEIA TAMBÉM
Motociclista morre em acidente na MG-267, em Campestre
Lavras confirma 1ª morte por complicações da dengue
Quem realiza a fiscalização é a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. A prefeitura lançou recentemente a campanha "Pouso Alegre Sempre Limpa", para conscientizar a população sobre a importância da limpeza de lotes.
O Código de Postura do município determina a limpeza de lotes pela Lei 6543/2021, artigo 11. O valor da multa é de 250 UFM (Unidade Fiscal do Município), que é variável, pois acompanha o valor do IGPM, tendo valor aproximado de R$ 1.700 para terrenos até 350 metros quadrados. Para terrenos acima de 350 metros quadrados, a cada 50 metros, acrescenta-se 20 UFMs.
Entretanto, a Lei proíbe a limpeza de terrenos vagos com queimada ou capina química (venenos). Os proprietários devem ainda remover e descartar corretamente todo o material retirado do lote. Denúncias de moradores podem ser feitas pela ouvidoria da prefeitura de Pouso Alegre.
LEIA MAIS
Carreta tomba na Fernão Dias e espalha carga de 23 toneladas de peixe