Publicidade

tudo notícias

Metrô de São Paulo tem greve nesta quinta-feira; veja situação

Quem vai para a capital paulista nesta quinta-feira (23) precisa se atentar à greve dos metroviários, que param quatro linhas

| Da redação -

Greve dos metroviários impacta a vida de quem vai à capital paulista (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Os metroviários de São Paulo decidiram, nesta quarta-feira (22), entrar em greve e paralisar as atividades do Metrô da capital paulista por tempo indeterminado. Coma decisão, não funcionam nesta quinta-feira (23):

- Linha 1-Azul
- Linha 2-Verde
- Linha 3-Vermelha
- Linha 15-Prata (monotrilho)

A categoria pede pagamento da Participação nos Resultados nos últimos três anos e soluções para problemas de falta de funcionários e de investimentos. A prefeitura informou a suspensão do rodízio municipal de veículos durante toda esta quinta-feira.  

 

 

LEIA MAIS 

Cerrado brasileiro pode perder 34% de água até 2050

PF faz operação contra suspeitos de planejar morte de autoridades

 


Narciso Fernandes, diretor do sindicato, disse à Agência Brasil que a categoria está aberta à negociação e que concorda em adotar um plano de contingência, retornando à operação, caso o Metrô libere as catracas. "A própria Justiça propôs esse plano de contingência, a categoria aprovou e estamos cobrando o Metrô que implemente desta forma. Poderíamos pedir para os trabalhadores voltarem a trabalhar com catraca aberta pra não prejudicar a população", explicou. 

Segundo ele, a adesão dos metroviários foi ampla e apenas supervisores estão disponíveis para operar, de modo que não há condições funcionamento com segurança. Em nota, o Metrô disse que não "há justificativa para que o Sindicato dos Metroviários declare greve reivindicando o que já vem sendo cumprido pela empresa".

"Essa realidade não possibilita o pagamento de abono salarial neste momento, já que a empresa teve significativas quedas de arrecadação pela pandemia e não teve ainda o retorno total da demanda de passageiros, se comparada a 2019", diz o texto. 

A companhia informou que acionará seu plano de contingência para garantir o funcionamento mínimo do sistema. 

LIBERAÇÃO DE CATRACAS 

O TRT indeferiu liminar na qual o Metrô pedia para fixar um quantitativo mínimo de funcionamento dos trens em caso de greve. Na decisão, foi acatada a liberação das catracas, método proposto pelo sindicato dos trabalhadores para afastar a possibilidade de danos à população.

"Segundo a juíza relatora da decisão, Eliane Aparecida da Silva Pedroso, dessa forma não ocorre diminuição da oferta dos serviços de transporte à comunidade, diferentemente do que foi proposto pelo sindicato patronal. Na opinião da magistrada, greve é um incômodo e tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno das exigências e necessidades de uma coletividade", afirma comunicado do TRT. 

LINHAS DE ÔNIBUS 

A SPTrans informou que prolongou duas linhas e reforçou a frota de 13 já existentes que atendem o eixo das linhas de metrô na cidade. O órgão da prefeitura informou ainda que acompanha a movimentação de passageiros nas linhas municipais desde a 0h e determinou às concessionárias do sistema municipal de transporte público coletivo para que mantenham a operação da frota operacional em 100% ao longo do dia, inclusive entre os picos.

Veja quais linhas foram prolongadas, reforçadas e alteradas:

Linhas prolongadas

- Metrô Tucuruvi - Praça do Correio (circular)

- Metrô Santana - Praça do Correio (circular)

Reforço de linhas

As linhas abaixo tiveram suas frotas reforçadas, por operarem em trechos estratégicos para a cobertura dos eixos metroviários.

- 175T/10 Metrô Santana - Metrô Jabaquara

- 175P/10 Metrô Santana - Ana Rosa

- 2104/10 Metrô Santana - Term. Pq. D. Pedro II

- 5290/10 Div. de Diadema - Term. Pq. D. Pedro II

- 5106/10 Jd. Selma - Largo São Francisco

- 574A/10 Americanópolis - Largo do Cambuci

- 118C/10 Jd. Pery Alto - Metrô Santa Cecília

- 9300/10 Term. Casa Verde - Term. Pq. D. Pedro II

- 107T/10 Metrô Tucuruvi - Term. Pinheiros

- 208V/10 Term. A.E. Carvalho - Term. Pq. D. Pedro II

- 1177/10 Term. A.E. Carvalho - Luz

- 233A/10 Jd. Helena - Term. Vila Carrão

- 4310/10 ET Itaquera - Term. Pq. D. Pedro II

Alterações operacionais

A linha 178Y/10 Vila Amélia - Metrô Jardim São Paulo foi prolongada até o Metrô Santana, onde há mais opções de linhas de ônibus municipais para a integração.

As linhas 5022/10 Vila Santa Margarida - Jabaquara, 5018/10 Shopping Interlagos - Jabaquara e 5018/31 Shopping Interlagos - Jabaquara deverão operar em sistema circular no Metrô Jabaquara.

Linhas concedidas

As concessionárias ViaMobilidade e da ViaQuatro, que operam as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô; e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, informou que as operações seguem normalmente nesta quinta-feira e que avalia a disponibililzação de novos trens para reforço da operação. (Com informações da Agência Estado e da Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM 

86% das trabalhadoras negras dizem que já sofreram racismo

Publicidade