Publicidade

tudo notícias

Bicicletas reformadas por detentos são doadas a crianças

Foram entregues 19 bicicletas durante evento; Trabalho dentro do presídio compõe diretrizes do Depen-MG

| Especial para o tudo ep -

Em Itajubá, Sul de Minas, crianças recebem bicicletas reformadas por detentos. (Foto: Divulgação/Ascom Sejusp)

 

Em Itajubá, no Sul de Minas, detentos estão reformando bicicletas para doar a crianças atendidas por uma entidade assistencial do município. Na sexta-feira (5), o primeiro lote de doação foi entregue a 19 crianças do Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração através de sorteio durante o evento "Atividades para Crianças" que reúne as forças de segurança municipais.

O diretor-geral do Presídio de Itajubá, Marcelo Castro, afirma que há uma satisfação coletiva em apresentar um retorno social por meio deste trabalho, voltado às crianças, de recuperação das bicicletas e dos dois eventos recreativos de união das forças de segurança.

  


LEIA TAMBÉM

Sul de Minas tem destaque no turismo estadual, aponta IBGE

Atenção prefeituras: MG lança edital para microchipagem de animais




"Arrecadamos alguns itens para brindes de brincadeiras e doações e promovemos diversas atividades lúdicas nos eventos. O Natal das Forças tem direito até a um agente da segurança vestido de Papai Noel. É uma alegria fazer mais de 200 crianças felizes", compartilhou o diretor.
 

Trabalho dentro do presídio compõe diretrizes do Depen-MG. (Foto: Divulgação/Ascom Sejusp)
  

A segunda remessa de, no mínimo, 15 bicicletas será entregue em dezembro, na segunda edição do Natal das Forças de Itajubá. O trabalho de reforma resulta de uma soma de esforços: Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ministério Público, Guarda Municipal e Poder Judiciário que forneceu os materiais necessários para realizar as reformas.

RESSOCIALIZAÇÃO

Segundo normas técnicas do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), é dever do sistema penitenciário aperfeiçoar as ações que contribuam para o processo de ressocialização dos presos.

Entre essas ações está o trabalho dentro das unidades prisionais que, além de garantir remição de um dia de pena a cada três dias trabalhados, colabora para que o detento, após o cumprimento da sentença, tenha mais oportunidades quando voltar ao convívio na sociedade.
 

 

Trabalho dentro do presídio compõe diretrizes do Depen-MG. (Foto: Divulgação/Ascom Sejusp)

 

É o caso de Israel Gonçalves, 36, que trabalha no Presídio de Itajubá enquanto cumpre sua sentença. Antes de ser condenado, Israel atuava com reforma de bicicletas. No presídio, ele agora, além de trabalhar na cozinha, ensina outros dois detentos a restaurar as bikes para crianças.

"É bom saber que o meu serviço pode deixar muitas crianças felizes. Esse projeto é importante, porque as famílias de algumas crianças não têm condições de comprar uma bicicleta e, com isso, o presídio está ajudando a comunidade", diz Israel.

PARCERIA

Para auxiliar no projeto voltado às crianças da comunidade, ao longo do ano, a unidade prisional de Itajubá mantém uma parceria com o Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração com a doação mensal de 200 kg de verduras da horta cultivada pelos detentos.

Outra ação que integra as diretrizes do Depen-MG é o aproveitamento dos vasilhames de isopor das refeições diárias dos detentos. Dentro do presídio o material é utilizado para produzir vasos de cimento decorativos que também são doados ao Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração para colaborar no levantamento de fundos para a entidade.



LEIA TAMBÉM

Afromineiridades: Sul de Minas recebe Festival Filme de Bairro

 
 

Publicidade