Publicidade

tudo notícias

Sul de Minas tem destaque no turismo estadual, aponta IBGE

Capitólio, Monte Verde, Poços de Caldas e São Thomé das Letras estão entre os 12 destinos mais procurados pelos turistas

| Especial para o tudo ep -

São Thomé das Letras, no Sul de Minas, está entre os destinos mais visitados no Estado. (Foto: saotomedasletras.net.br)
Quatro cidades localizadas no Sul de Minas estão entre as 12 preferidas pelos turistas em toda Minas Gerais. São elas: Capitólio, Monte Verde, Poços de Caldas e São Thomé das Letras. A informação é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que fez a divulgação em parceria com o Ministério do Turismo nesta semana.

Entre os destinos preferidos dos turistas, o levantamento aponta que se destacam nesta ordem: Monte Verde (Sul de Minas), Lavras Novas (Centro) e Serra do Cipó (Norte de Minas). Ainda, em comparação a 2021, o fluxo de visitas de janeiro a julho cresceu cerca de 70%.



LEIA TAMBÉM

Ufla tem 12 cientistas citados em rankings internacionais

Sebrae-MG quer lançar Varginha como destino turístico



Já historicamente as cidades mineiras que mais atraem visitantes são: Ouro Preto, Capitólio, Belo Horizonte, Tiradentes, Diamantina, São Thomé das Letras, Poços de Caldas, Mariana, Monte Verde (distrito de Camanducaia) e Brumadinho.

DESTINOS TURÍSTICOS NO SUL DE MINAS

Confira os principais atrativos de cada uma das cidades sul mineiras mencionadas pela pesquisa do IBGE:
 
 
Cânions em Capitólio (MG), na região do Lago de Furnas. (Foto: Prefeitura de Capitólio)

Capitólio: Com diversas cachoeiras e o famoso Lago de Furnas, a cidade que fica a aproximadamente 280 quilômetros da capital é uma ótima opção para quem gosta de turismo náutico e de aventura.
 

Monte Verde, em Camanducaia, faz sucesso na temporada de inverno. (Foto: Divulgação)
 Camanducaia: O destino é mais conhecido pelo nome de seu distrito, Monte Verde, que atrai diversos turistas devido a sua baixa temperatura. Sua distância da capital é de aproximadamente 390 quilômetros.

 
 

São Thomé das Letras, no Sul de Minas, está entre os destinos mais visitados no Estado. (Foto: saotomedasletras.net.br)

São Thomé das Letras: Localizada a aproximadamente 310 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade reúne muitas grutas, cachoeiras, casas e ruas de pedra, além do seu principal destaque, o pôr do sol na Casa da Pirâmide.
 
 
 
Salão Azul do Palace Casino em Poços de Caldas, no Sul de Minas. (Foto: Marcelo Tercetti)

Poços de Caldas: Com um imponente hotel no meio da cidade, ela conta com atrativos naturais e culturais. Fica a aproximadamente 300 quilômetros de Belo Horizonte. Seus pontos turísticos foram utilizados como cenários para a novela 'Além da Ilusão', da TV Globo, neste ano.

PESQUISA IBGE

De acordo com o Instituto, o Estado tem se destacado no turismo nacional e alcançou o segundo lugar dos destinos mais procurados por turistas no Brasil com 11,4% das viagens, perdendo para São Paulo que foi o estado mais procurado do país representando 20,6%. Na sequência, Bahia em terceiro (9,5%), Rio de Janeiro como quarto colocado (6,6%) e Rio Grande do Sul em quinto lugar (6,5%).

O levantamento foi feito com base em 2021 através do Módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua). Ainda, Minas Gerais mantém a posição e participação na distribuição desde 2020, quando também ocupou o segundo lugar.

De acordo com o IBGE, além de alcançar a segunda colocação, Minas obteve o maior crescimento no volume das atividades turísticas com aumento de 38,7% no comparativo com julho de 2021, se consolidando como o Estado que mais cresce no turismo brasileiro.

"Turismo e cultura são fundamentais para a diversificação econômica. Temos desenhado políticas públicas e ações, buscando descentralizar as experiências turísticas pelo território, sobretudo por meio dos circuitos turísticos. São trabalhados os segmentos prioritários como cozinha mineira, turismo cultural, rural, de aventura, de natureza e de experiências, com foco na geração de emprego e renda", afirma Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo.


LEIA MAIS

Campanha contra febre aftosa segue até 30 de novembro

Publicidade