Publicidade

tudo notícias

Teatro nos Parques acontece em Pouso Alegre neste final de semana

As apresentações acontecerão no Horto Florestal, 11h e 15h, no sábado (24) e no domingo (25)

| Especial para o tudo ep -

"Teatro nos Parques" acontece em Pouso Alegre neste final de semana (Foto: Divulgação/Mídia Teatro nos Parques)
Pelo segundo final de semana seguido, Pouso Alegre (MG) está recebe o "Teatro nos Parques'', com espetáculos gratuitos ao ar livre. As apresentações serão no Parque Natural Municipal Fernando Bonillo, o conhecido Horto Florestal, e acontecerão às 11h e às 15h, no sábado (24) e no domingo (25).

Os espetáculos são encenados por importantes grupos do cenário do teatro de rua, com peças para públicos de todas as idades.

Esta é a 2ª edição nacional do Teatro nos Parques em Pouso Alegre. A atividade, que conta com o apoio da Unilever, acontece também nos estados de Pernambuco e São Paulo.

Para o idealizador e coordenador do projeto, Edson Caeiro, da Estima Cultural, essa é uma oportunidade para que todos possam ter contato com o teatro. "Desde a sua primeira edição, muitas pessoas nos dizem, entusiasmadas, que é a primeira vez que estão vendo uma peça de teatro. Geralmente emocionadas, contam que normalmente não têm acesso ou não têm o costume de procurar por peças gratuitas em instituições", destaca.

LEIA TAMBÉM
PRF prende homem condenado há 25 anos por morte de criança no Ceará
Shopping recebe o Corinto Center Park a partir desta sexta (23)
Obra de duplicação em São Sebastião do Paraíso interdita rodovias

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA:

Dia 24 de setembro (Sábado)
11h - Hora da Xepa - Companhia Duo Dégua

A dupla de palhaços Guadalupe e De Dérson são os protagonistas de "Hora da Xepa", que homenageia os trabalhadores que ocupam as ruas brasileiras feirantes, camelôs, semaforistas e artistas populares de todos os tipos.

No picadeiro armado com elementos presentes nas feiras livres, apresentam um show de variedades onde técnicas circenses e musicais ganham leitura palhacesca. Uma dupla incrível que dedica o espetáculo aos seus avôs Mário Tavares e Dionísio Cavalcante da Silva (in memorian).

15h - Mãos à Obra - Companhia La Cascata Cia Cômica
Mãos à Obra é uma comédia fruto do trabalho realizado pela La Cascata Cia. Cômica sobre o ofício da arte do palhaço e as vertentes do universo circense. Aborda de maneira cômica a relação patética do homem com seu meio ambiente que provoca a destruição do mesmo em busca de uma melhor qualidade de vida.

Inspirados nos grandes espetáculos do universo circense, a La Cascata Cia. Cômica coloca em cena o Espetáculo "Mãos à Obra". Os Palhaços Meio-Quilo (Renato Junior) e Zacarias (Adriano Laureano), são dois pedreiros que em meio à confusões, disputas e trapalhadas construirão o mais novo condomínio: O Garden Golden Towers Boulervard Shopping Business & Residence. Mãos à Obra!

A dramaturgia do espetáculo "Mãos à Obra" está ligada aos roteiros de circo, as gags circenses. Mãos à Obra é uma comédia fruto do trabalho realizado pela La Cascata Cia. Cômica sobre o ofício da arte do palhaço e as vertentes do universo circense. Aborda de maneira cômica a relação patética do homem com seu meio ambiente que provoca destruição do mesmo em busca de uma melhor qualidade de vida.

O espetáculo usa o universo lúdico do palhaço para resgatar o que tem de mais essencial para um espetáculo: a atenção do espectador para elaborar e articular os signos visuais a partir do corpo dilatado dos atores, já que a obra opta pela linguagem não verbal, fazendo uma alusão ao cinema mudo. Esta condição promove uma série de situações cômicas, inusitadas e em determinados momentos, patéticas.

Mãos à Obra tem como gênero de linguagem a palhaçaria clássica, isto é, as técnicas usadas pelos palhaços de circo, como as "Claques" (Tapas falsos de palhaço) e as "Cascatas" (Quedas falsas de palhaço), que são as principais fontes de pesquisa do grupo. A concepção de cenário está ligado ao circo, sendo ele todo trucado, isto é, com truques no cenário e adereços, para melhor servir as cenas.

Os figurinos são baseados nos figurinos clássicos de palhaço com um toque de construção civil. Toda a música do espetáculo nos remete ao circo e a vibração que ele pede.

Dia 25 de setembro (Domingo) - Companhia Circo Teatro Rosa Dos Ventos
11h - Fuzurufafa Bafafazuru

Os palhaços prometem um show que indica o que será o futuro do circo. A trama tem no centro um complexo sistema eletrônico que lê pensamentos e faz projeções holográficas de artistas famosos. Mas nem tudo dá certo e, para continuar, os palhaços terão que improvisar com músicas e números do circo tradicional. O destaque é para uma vaquinha desajeitada e travessa capaz de levar o público ao delírio.

15h - Hoje Tem Espetáculo
"Hoje Tem Espetáculo!!!" é um trabalho criado a partir dos clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. A cara do Rosa dos Ventos, com palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e convocadores da participação popular é impressa nesta montagem dando cara própria ao clássico. Tudo acontece diante das pessoas que vão assistir, a montagem, a maquiagem, a passagem de som, o aquecimento, a troca de roupa, tudo é escancarado e o espetáculo acontece em um jogo que se funde entre atores, personagens e público.

O Trabalho é apresentado por um músico (Nicochina) e quatro palhaços (Dez Pras Sete, Custipíl, Beterraba e Tiuria) que se revezam nas funções de artistas de circo. A proposta é divertir o público levando através das caricatas relações entre os palhaços, os conflitos mais distantes da vida cotidiana. O resultado disso é um espetáculo que une elementos da cultura circense como, malabarismo, acrobacias, monociclo e Atirador de Facas a grandes Palhaçadas. Ao propor o resgate dos clássicos do circo tradicional o grupo retoma elementos como as músicas, as entradas de palhaço e as contradições entre o sublime e o grotesco presentes no momento em que o circo construiu no inconsciente coletivo a ideia de universo fantasioso e mágico, provocador de sensações únicas em crianças de qualquer idade. "Hoje tem Espetáculo!!!" é por si só uma peça interativa onde não existe a quarta parede o público está sujeito a intervir e participar do espetáculo do começo ao fim, tanto pelo incômodo causado pelas tramas das personagens quanto nos momentos em que são convidados a entrar em cena literalmente.

LEIA MAIS
33 trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados



Publicidade