Publicidade

tudo notícias

Plenária do Parlamento Jovem acontece no dia 10/08, em Poços

A atividade contará com a participação de 17 municípios da região de Poços de Caldas

| Especial para o tudo ep -

Poços é responsável pela coordenação do Polo Sudoeste
No próximo dia 10/08, a Câmara de Poços de Caldas vai sediar a primeira etapa da Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas. O município é responsável pela coordenação do Polo Sudoeste, composto por 17 cidades.

Na última semana, os coordenadores municipais se reuniram, de forma virtual, para alinhar detalhes e pontuar questões importantes, tais como o número de participantes que estarão no evento e a ordem dos trabalhos.

O Polo Sudoeste é formado pelas cidades de Poços de Caldas, Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.

LEIA TAMBÉM
CMDCAI abre edital para projetos sociais em Itajubá
Golpistas se passam por vereadores para pedir dinheiro
Sobe para seis o número de casos de raiva bovina em Muzambinho

PLENÁRIA REGIONAL

Durante a Plenária Regional, os estudantes irão eleger os representantes de cada município que poderão participar da Plenária Estadual, programada para o mês de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Eles também irão votar as sugestões de tema para 2023, e o escolhido, será encaminhado para nova seleção na próxima etapa.

O documento base, elaborado nas Plenárias Microrregionais, conta com 57 propostas sobre o tema Saúde Mental do Jovem. Dessas, 13 deverão ser priorizadas para a etapa estadual.

Dentre as sugestões, estarão em pauta a inclusão de famílias beneficiárias de programas sociais, como o Auxilio Brasil, em programas municipais de acompanhamento psicológico periódico, por meio da criação de núcleos de apoio; a implantação nos municípios da "Semana da Saúde Mental de Crianças e Adolescentes", em parceria com escolas municipais e estaduais, com o desenvolvimento de atividades esportivas, artísticas e rodas de conversa mediadas por especialistas; e a elaboração de aplicativo e site que ofereçam suporte à saúde mental dos jovens, com funções como diagnóstico rápido, plataforma de denúncias e conhecimentos gerais sobre aspectos psicocognitivos.

Para a coordenadora do projeto em Poços de Caldas, Tais Ferreira, a etapa regional é extremamente importante para o desenvolvimento do Parlamento Jovem. "Consideramos essa fase um momento fundamental para os alunos, visto que a maioria deles não estará na etapa estadual, em Belo Horizonte. Assim, na Plenária Regional, muitos deles acabam encerrando a participação no projeto e, cada vez mais, temos visto um engajamento muito grande nessa fase. Poços de Caldas sedia pelo segundo ano consecutivo essa etapa e este ano foram realizadas também as Plenárias Microrregionais nos municípios de São Sebastião do Paraíso, Carmo do Rio Claro e Muzambinho. O Polo Sudoeste é composto por 17 municípios e foi o único a realizar estes eventos", destaca.

PARLAMENTO JOVEM MINAS
O Parlamento Jovem Minas é um projeto de formação política e de educação legislativa, destinado aos alunos do ensino médio, que tem como intuito despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia.

O programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

Nesta edição, o projeto conta com a parceria do Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

LEIA MAIS
1 tonelada de alimentos foram arrecadados durante o Rock in P.A



Publicidade