Publicidade

tudo notícias

IMA classifica como surto casos de raiva em Muzambinho

O Instituto irá fazer uma varredura e capturar morcegos na região da cidade

| Especial para o tudo ep -

Agentes distribuem informações sobre raiva e morcegos
IMA irá capturar morcegos na cidade.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) classificou como surto os casos de raiva animal confirmados na cidade de Muzambinho. O município possui cinco casos da doença e um suspeito em análise no gado.

Para tentar conter o avanço da doença, na próxima semana, o instituto irá capturar morcegos hematófagos na cidade, considerados os principais transmissores da raiva. Os técnicos irão fazer uma varredura em todo o município. 

"Vamos fazer um trabalho de varredura na região. Primeiro será feito um treinamento com o pessoal de Belo Horizonte, especializado nisso, para treinar a regional. Depois vamos a campo para fazer a parte prática e a varredura do local, já monitorando os abrigos cadastrados e fazendo a varredura da região para procurar novos abrigos", destacou Luíza Aparecida da Silva, assessora técnica animal do IMA.  

LEIA MAIS 

Subsídio dos vereadores terá aumento de mais de 100% em Cambuí 

IFSULDEMINAS anuncia demissões em Inconfidentes e Muzambinho

Por conta do aumento de casos, houve grande procura pela vacina para imunizar os rebanhos de Muzambinho e o imunizante chegou a acabar em alguns estabelecimentos do município. A vacinação contra a raiva em bovinos não é obrigatória. 

Veterinários recomendam que os produtores vacinem bovinos, equinos, caprinos e ovinos contra a raiva, com reforço após 30 dias da primeira dose. Além disso, anualmente uma dose deve ser aplicada. 

Já para cães e gatos, a maioria das cidades oferece a vacina gratuitamente por meio de campanhas, após a zoonose transmitida pode ser transmitida entre os animais e humanos e causar a morte. 

A Prefeitura de Muzambinho orientou aos produtores da cidade se caso observervarem sintomas neurológicos em seus animais, estes devem ser isolados e um médico veterinário deve ser contactado. 

LEIA TAMBÉM 

Sebrae recebe inscrições para Agente Territorial Sebrae ATS

Publicidade