Logo São Carlos Experience

25 a 29

Outubro

2023

Patrocinador:
Logo Prefeitura de São Carlos

Publicidade

São Carlos Experience

Coworkings: conheça espaços que podem impulsionar profissionais de várias áreas

Em São Carlos, ambientes servem para aproximar e construir negócios

| Especial para o tudo ep -

 

Em São Carlos, ambientes servem para aproximar e construir negócios (Foto: Divulgação do WikiLab)


Se o trabalho remoto virou a realidade de muita gente, há, também, quem busque um "espaço diferente" para executar suas atividades. E às vezes essa busca pode ser extremamente fértil quando se encontra um ambiente em que as trocas de ideias podem se transformar em negócios. Os coworkings têm facilitado a aproximação de profissionais de áreas diversas e servido para alavancar suas carreiras. 

É bem possível notar essa realidade em São Carlos. Um dos pioneiros é o Wikilab, na região central. O espaço existe há sete anos e recebe cerca de 250 pessoas por dia. O cofundador, José Hamra, explica que a conexão entre profissionais de ocupações bastante diferentes é capaz de estabelecer grandes parcerias. 

"Eu sou bem contra a ideia de nichar. Sou mais a favor do lance de conectar pela diversidade. Por exemplo, quem cuida do nosso jurídico eu descobri aqui no coworking. O pessoal da agência que faz as nossas redes sociais, também. Às vezes, você precisa resolver algo mais urgente, e essas pessoas estão no mesmo ambiente", exemplifica. 

Segundo Hamra, o crescimento ao longo desses anos todos trouxe até a necessidade de expansão física um imóvel vizinho teve de ser adquirido. Atualmente, são aproximadamente 150 empresas com contratos ativos para usar a estrutura do local.

"E varia muito. Algumas salas são privativas, para pessoas autônomas. Mas também abrigamos escritórios de arquitetura, marketing, advocacia e até startups com 5, 8, 12 pessoas. Muitas empresas que começaram aqui já expandiram", celebra. 

No site do coworking, vários frequentadores deixam depoimentos reforçando o que as trocas no espaço significam às suas trajetórias. 

"O dia a dia e as pessoas que frequentam fazem você querer acordar de manhã e trabalhar mais para conquistar seus sonhos. Além de sempre ter aquele cafezinho gostoso, prontinho e quentinho. É um lugar onde você encontra compatibilidades de almas e sonhos", escreveu Danyelle Benatti, profissional de uma imobiliária digital. 

"Coworking público" 

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde 2019, também passou a contar com um polo de boas conexões. E o melhor: de graça, aberto ao público. É o projeto Starteca, instalado no interior da biblioteca universitária. 

A iniciativa foi da bibliotecária Camila Cassiavilani, que desenvolveu a proposta no seu mestrado em Ciência da Informação. O objetivo principal é de que esse espaço contribua com a constituição de uma universidade empreendedora e ofereça suporte para empresas juniores, pré-startups, startups e demais interessados em negócios. 

"As bibliotecas, de forma geral, têm se reinventado, deixando de ser apenas espaços de silêncio e acervos, e proporcionando ambientes diversos que permitem a dinâmica de troca, compartilhamento e colaboração. Conceber esse projeto, estudar, implantar e vê-lo em pleno funcionamento é motivo de muito orgulho e me fez abrir a visão para uma outra forma de atuação do profissional bibliotecário", destaca Camila. 

A Starteca é composta por quatro salas: duas para negócios (essas precisam ser reservadas pelo site www.bco.ufscar.br/starteca/agenda); uma para aprendizagem, com auditório que comporta até 50 pessoas; e uma justamente para coworking.

De acordo com Camila, o projeto agrega ainda mais valor à história da biblioteca comunitária da UFSCar. "Sou bibliotecária da UFSCar há 15 anos e sinto que pude contribuir para que a biblioteca continue sendo inovadora em sua atuação. Ela foi criada e concebida como uma das primeiras bibliotecas universitárias do país a abrir suas portas para a comunidade, permitindo o empréstimo de livros desde 1995", orgulha-se.  

 

LEIA TAMBÉM 

Conheça o Sanca Hub, um elo à inovação e empreendedorismo 

Veja o que será destaque na 1ª edição do São Carlos Experience


São Carlos Experience 

Ambientes como esses citados na reportagem estão alinhados à proposta do São Carlos Experience, que será realizado entre 25 e 29 de outubro, com muitas atividades, palestras, intervenções, workshops, entre outros destaques. 

De acordo com a organização, será uma oportunidade de acesso ao "melhor que se produz no ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de São Carlos". 

O evento, que terá a programação completa divulgada neste link (https://saocarlosexperience.com/), também reúne arte, cultura e gastronomia como pilares complementares. As atividades do São Carlos Experience serão pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Publicidade