Publicidade

itshow

Microsoft anuncia série de atualizações para IA

Integração do Bing ao ChatGPT é apenas uma das novidades anunciadas pela Microsoft.

| itshow -

Diversas novidades de Inteligência Artifical foram anunciadas pela Microsoft
 A Microsoft realizou sua conferência de desenvolvedores anual, a Microsoft Build. Integração do buscador Bing ao ChatGPT, criação de um sistema de marca dágua para conteúdos gerados com IA, IA copiloto para o Windows 11 e adição de plugins de terceiros para o chat do Bing foram os destaques da apresentação.

Em um movimento que visa destronar o Google como mecanismo de busca mais utilizado, a Microsoft anunciou que o serviço da OpenAI, o ChatGPT, não terá mais sua maior fraqueza - o acesso limitado somente a dados obtidos até 20 de setembro de 2021. Por meio da integração do Bing ao sistema, o chatbot poderá fornecer informações atualizadas em tempo real. A implementação eventualmente estará disponível também para os usuários gratuitos da ferramenta mediante uso de um plugin. 

Outra novidade é a criação de marcas dágua para conteúdos produzidos via inteligência artificial para que as pessoas saibam que não foram feitos por humanos. Segundo o CTO da empresa, Kevin Scott, "Nós estamos dando para vocês uma série de ferramentas de proveniência de mídia que ajudará usuários a entender quando eles estão vendo conteúdo gerado (por IA) ou não". Não foi dito como a tecnologia funcionará, exceto que as marcas serão "criptográficas" e que estará disponível para desenvolvedores. 

Um anúncio que também ganhou os holofotes foi a introdução de uma IA copiloto para o Windows 11. O recurso promete auxiliar em tarefas como, por exemplo, reescrita, resumo e comparação de conteúdos, ligar o bluetooth, alterar a tela de descanso, ou até mesmo permitir que usuários façam perguntas como no chatbot do Bing, e poderá ser acessado por um botão na barra de tarefas. 

James Sanders, Principal Analyst na CCS Insight, comentou: "Inteligência artificial não é nova para a Microsoft ou seus produtos, mas a introdução de uma IA copiloto no coração de plataformas da Microsoft é um indicativo de seu momento e deve ser vista como um divisor de águas para a tecnologia e o futuro da computação." 

Por fim, a companhia introduziu no chat de conversação do Bing, nesta terça-feira (23), plugins de empresas como Instacart, Zillow e Expedia. Sua intenção é facilitar a tomada de ações após receber informações, como transformar uma sugestão de receita em uma lista de compras de uma loja online. 

Segundo a companhia, desde o lançamento da versão do Bing conectada com IA o número de downloads do aplicativo móvel do navegador aumentou em oito vezes, e usuários já engajaram em mais de meio bilhão de conversações com a plataforma.
 

André Morel | Itshow

Publicidade