Publicidade

tudo inovação

Canais x Comunidades do WhatsApp: entenda as diferenças

Embora compartilhem do propósito de permitir a interação em massa, cada um dos recursos uma possui suas particularidades e objetivos diferentes

| Da redação -

Embora compartilhem do propósito de permitir a interação em massa, cada um dos recursos uma possui suas particularidades e objetivos diferentes. (Foto: Reprodução/ Divulgação)
O WhatsApp oferece duas opções de interação em larga escala: os Canais e as Comunidades. Embora compartilhem algumas semelhanças, cada uma dessas ferramentas possui recursos e possibilidades distintas.

O que são os Canais do WhatsApp?
Organizados na aba "Atualizações", os Canais do WhatsApp são separados das conversas com pessoas, grupos e comunidades. Nessa seção dedicada, os usuários podem visualizar os Status, seguir os Canais que desejam e pesquisar por outros que despertem seu interesse.

Adicionalmente, nessa área é possível encontrar planos para que empresas destaquem seus conteúdos nas buscas. Os Canais também podem ser acessados por meio de links de convite enviados pelos administradores ou publicados na internet. 

 

LEIA TAMBÉM 

Canais do WhatsApp: Meta libera recurso no Brasil 

Apple Watch Series 9 e Ultra 2 terão melhor desempenho



O que são Comunidades do WhatsApp?
As Comunidades são ferramentas que permitem a concentração de vários grupos com temas similares. É possível criar uma comunidade focada em um assunto específico e incluir grupos relacionados a esse tema. Seria uma espécie de "guarda-chuva" que abriga outras conversas relacionadas a temas mais específicos, podendo enviar avisos para todos os participantes e o compartilhamento de informações.

Confira as principais diferenças entre Canais e Comunidades do WhatsApp

Interatividade: Nas Comunidades, todos os participantes têm permissão para enviar mensagens uns aos outros, promovendo uma comunicação bidirecional. Já nos Canais, a interação é unidirecional, sendo permitido apenas ao administrador enviar mensagens e os participantes são limitados a consumir o conteúdo e interagir por meio de enquetes.

Adição de participantes: Enquanto as Comunidades podem ter até cinco mil participantes divididos em até 50 grupos, os Canais são únicos e não possuem limite de membros.

Privacidade: Os administradores dos Canais têm a opção de bloquear capturas de tela e o encaminhamento de mensagens, reforçando a privacidade do ambiente.

Segurança:
Os Canais não contam com criptografia de ponta a ponta. Isso implica que as mensagens enviadas por lá não possuem o mesmo nível de segurança em termos de proteção de dados. Por outro lado, os números de telefone dos participantes não são disponibilizados, sendo que, nas Comunidades, é mais fácil descobrir essas informações. 

 

LEIA MAIS 

Como vai ser o clima na primavera?


Publicidade