Publicidade

tudo inovação

Apresentadora virtual comanda telejornal em TV Chinesa

Com o nome Ren Xiaorong, âncora criada a partir de inteligência artificial começou a fornecer notícias 24 horas por dia no People's Daily

| Especial para o tudo ep -

 

Apresentadora virtual da estatal chinesa (Foto: Divulgação)

"Olá, meu nome é Ren Xiaorong. Sou uma âncora digital de IA que acabou de ingressar no People's Daily". Foi assim que a plataforma de aplicativo de notícias chinês, controlado pelo estado, apresentou recentemente sua nova jornalista virtual.

Criada por inteligência artificial, Ren Xiaorong é resultado de uma parceria entre o jornal People's Daily e a Xinhua News Agency, a maior agência de notícias do país. Em sua primeira transmissão, a jornalista digital afirmou ter recebido habilidades profissionais de milhares de âncoras e que pode evoluir constantemente com base no feedback dos espectadores.

"Durante 365 dias, estarei relatando notícias durante todo o ano, 24 horas por dia, sem descanso. Seja em sites de notícias ou no estúdio, você sempre me verá. Cada conversa, cada feedback que você fornecer, só me deixará mais inteligente", acrescentou Ren. 

VEJA TAMBÉM 
  
Midjourney é a IA que criou imagem falsa do Papa na internet 
 
Demissão em massa da Disney afeta totalmente equipe do metaverso


Âncora traz respostas limitadas aos expectadores 

A jornalista virtual tem um avatar muito realista e parecido com um humano. Embora impressione à primeira vista, Ren Xiaorong está longe de ser um chatbot como o ChatGPT da Open AI, por exemplo. A interação dos usuários humanos com a âncora virtual de notícias é limitada à escolha do tópico sobre o qual desejam aprender.

Por meio de um aplicativo, qualquer pessoa pode fazer perguntas à Ren de notícias sobre determinados assuntos, como educação, prevenção de epidemias, moradia, emprego, proteção ambiental e outros.

Mas o que tudo indica, de acordo com sites internacionais, é que a IA está programada para fornecer respostas genéricas que estejam de acordo com o Partido Comunista Chinês. Questões fora deste contexto, não são respondidas. Apesar das limitações, a nova apresentadora digital é vista como um marco na tecnologia de inteligência artificial na China.

No Weibo, um microblog chinês, também controlado pelo estado, cuja plataforma segue o estilo do Twitter, a novidade dividiu opiniões. Enquanto alguns se impressionam com Re, outros questionam o motivo de ter uma apresentadora criada por IA. "Eu realmente nunca entendi isso, há uma escassez de talentos de transmissão ou os âncoras de IA são melhores nisso? Por que você usaria um robô para transmitir as notícias?", comentou um dos usuários.

Mas sabia que Ren Xiaorong não é o primeiro âncora virtual de notícias com IA desenvolvido nesse país? Xinhua, parceira do atual projeto, revelou sua primeira jornalista virtual em 2018, e no ano seguinte uma versão feminina, mas não houve novas atualizações. 

LEIA MAIS 
 
Pesquisa aponta que uma em cada sete mulheres já passou por aborto no Brasil


Publicidade