
PENSE BEM ANTES DE POSTAR
Nas redes sociais, tudo se propaga com rapidez e, depois que algo é publicado, dificilmente pode ser excluído ou controlado. Por isso, é importante ter em mente: uma vez postado, sempre postado.
SEJA SELETIVO AO ACEITAR SEGUIDORES
Quanto maior é o número de seguidores, maior a exposição de dados, posts e lista de contatos. Como isso aumenta o risco de abuso dessas informações, configure sua conta como privada e verifique a identidade da pessoa antes de aceitá-la em sua rede.
PROTEJA O ACESSO À SUA CONTA
Crie senhas fortes e ative a verificação em duas etapas. Além disso, ative alertas e notificações de tentativas de acesso em suas contas. Também é indicado redobrar a atenção com contas que permitem acesso a outra.
VEJA TAMBÉM
O que é e como funciona a Internet das Coisas?
Status do WhatsApp ganha 5 novos recursos; veja
CUIDADO COM APLICATIVOS DE TERCEIROS
Alguns aplicativos podem capturar informações pessoais, como fotos, histórico de navegação e lista de contatos para usos diversos e até abusivos. Por essa razão, pense muito bem antes de permitir acesso e leia os termos de uso e privacidade.
AJUSTE AS CONFIGURAÇÕES DE SEGURANÇA
As configurações de segurança e privacidade ajudam a definir quais informações são compartilhadas e como seus dados são tratados. Então, configure suas redes sociais buscando equilíbrio entre privacidade, segurança e exposição.
CUIDADO COM O QUE CURTE OU COMPARTILHA
Interações sociais, como curtidas e compartilhamentos, dizem muito sobre uma pessoa, uma vez que demonstram apoio àquele conteúdo. Se for algo indevido, isso pode gerar consequências, até mesmo judiciais.
RESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA
Evite falar sobre ações, hábitos e rotinas de terceiros. O ideal é pedir autorização antes de postar imagens em que outros apareçam ou de compartilhar posts alheios.
LEIA MAIS