Publicidade

tudo inovação

Instituições de pesquisa, empresas e poder público se reúnem para impulsionar a inovação

O Inova Trade Show 2022 encerrou a sua 9ª edição na tarde desta sexta-feira (4/11) com mais de 1,2 mil pessoas inscritas de 13 estados e cerca de 30 conexões foram realizadas, durante o Road Show Tecnológico

| Da redação -

O evento foi realizado nesta quinta e sexta-feira, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), de forma gratuita e presencial após dois anos online devido à pandemia. (Foto: Divulgação)


O Inova Trade Show 2022 encerrou a sua 9ª edição na tarde desta sexta-feira (4/11) com mais de 1,2 mil pessoas inscritas de 13 estados e cerca de 30 conexões foram realizadas, durante o Road Show Tecnológico, entre instituições de pesquisa e empresas com o objetivo de levar ao mercado soluções inovadoras. O evento foi realizado nesta quinta e sexta-feira, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), de forma gratuita e presencial após dois anos online devido à pandemia. A abertura do evento teve a presença de prefeitos da região, reitores e demais autoridades.

Na área de exposição, o Inova Trade Show deu a oportunidade para que instituições vinculadas ao agronegócio e pesquisadores, ligados a universidades como a Unicamp e PUC-Campinas, apresentassem suas tecnologias. No mesmo espaço, mais 30 empresas demonstraram seus negócios, dentre elas, 11 startups que realizaram reuniões com secretarias da Prefeitura de Campinas para discutir soluções para a gestão pública e para serviços públicos.

O evento também contou com mais de 14 horas de conteúdo com painéis e palestras. No primeiro dia, convidados abordaram assuntos sobre sustentabilidade e inovação, metaverso aplicado à indústria e ao comércio, liderança feminina na tecnologia e inovação e sobre o marco legal das startups. 
 
LEIA TAMBÉM 
Skill e Networking: Entenda o significado dessas palavras

Startups: como expandir em um país com a inflação oscilante?


O segundo dia de evento trouxe uma programação especial sobre agronegócio, nas temáticas de inovação aberta e de mudanças climáticas e sustentabilidade na produção de alimentos. O encerramento foi realizado com a 11ª Conferência Campinas Startups, promovida em parceria com a Campinas Tech. 
 
O QUE É? 

O Inova Trade Show é realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi). O objetivo é promover oportunidades de negócios e networking, apresentar o potencial tecnológico e as novas tendências para o ecossistema de inovação e empreendedorismo de todo o país.

"Tivemos um público extremamente qualificado e o que a gente tem notado é um número grande de conexões que permitem um primeiro contato para diversos negócios que podem surgir. Sentimos um entusiasmo muito grande neste sentido, pelas potencialidades e facilidades oferecidas nesses dois dias", afirmou o presidente da FFCi e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral.

Participaram do evento empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, parques científicos e tecnológicos, associações e órgãos governamentais de 13 estados.

A abertura oficial contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, do prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC), Gustavo Reis, do secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro, do, reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior, do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas e presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Adriana Flosi, do diretor-titular do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, e do diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Marcos Guimarães de Andrade Landell.

Conexão entre empresas e institutos de pesquisa

Alcino Vilela, da empresa Homebook, esteve na área de exposição e afirmou a importância do evento para a inovação. "Eu estive em 2019 como visitante e agora em 2022 como startup expositora, com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, e pude ver a diferença em ser expositor e mostrar nosso protótipo de portaria robótica para as pessoas que passavam pelo estande e ficaram curiosas. Esta oportunidade nos proporcionou visibilidade e contato com potenciais parceiros e clientes."

O RoadShow Tecnológico, promovido em parceria com a Alcance Innovation, foi uma das novidades deste ano. As instituições e empresas selecionadas tiveram um espaço especial durante a programação para apresentar tanto as soluções e tecnologias desenvolvidas quanto as demandas do mercado nas áreas de saúde, energia e alimentos.

Renato Luzzardi, líder de inovação para P&D Latam da Bayer, participou do evento e fez reuniões para buscar parcerias em inovação. "Foi muito interessante a iniciativa para incentivar a inovação e levá-la para dentro da empresa. Uma grande oportunidade para conhecer o que as instituições e a academia têm desenvolvido para melhorar os processos internos e também para agricultores", disse.

LEIA MAIS 
Daily e Insight: Aprenda o significado dessas palavras



Publicidade