Publicidade

tudo inovação

Patinete elétrico para cadeirante é um dos 80 projetos de inovação

Com foco nas metas globais da ONU, 41ª edição da Fetin traz projetos nas áreas de inteligência artificial, segurança, agricultura, saúde e consumo sustentável

| Especial para o tudo ep -

Entre as inovações está uma solução com o objetivo de facilitar a mobilidade de cadeirantes, unindo a locomoção manual e elétrica. (Foto: Divulgação)


Com o tema "A solução está aqui", a 41ª edição da Fetin - Feira Tecnológica do Inatel, um dos eventos mais tradicionais do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), apresenta cerca de 80 projetos tecnológicos e de inovação desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Engenharia da instituição até dia 23 de setembro no campus de Santa Rita do Sapucaí (MG).

A proposta desta edição, que volta em formato presencial após mais de dois anos de pandemia, foi trazer projetos focados nas metas globais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há iniciativas na área de inteligência artificial, segurança, agricultura, saúde, consumo sustentável, entre outras.

Mobilidade para cadeirantes
 
Entre as inovações está uma solução com o objetivo de facilitar a mobilidade de cadeirantes, unindo a locomoção manual e elétrica. Foi desenvolvida uma adaptação, acoplando uma estrutura de aço e um patinete elétrico modificado à uma cadeira de rodas tradicional.
 
LEIA TAMBÉM 
Tudo Inovação mostra projeto que leva inovação para as escolas por meio das artes  

Tudo Inovação: Especialista aponta caminhos para inovar no dia a dia

 

O protótipo foi muito eficiente e possibilitou a locomoção em percursos planos e em algumas rampas, testado por alunos cadeirantes. Para se ter uma ideia, um percurso de 3 Km que era feito em 2 horas em uma cadeira de rodas, com o patinete esse tempo foi de 20 a 30 minutos. O projeto também aposta na economia, com um custo de aproximadamente 75% menos que os modelos tradicionais. 
 
O protótipo foi muito eficiente e possibilitou a locomoção em percursos planos e em algumas rampas, testado por alunos cadeirantes. (Foto: Divulgação)


Outros projetos também se destacam na exposição deste ano. Um deles é uma touca térmica para prevenção da alopecia induzida por quimioterápico, também estão sendo apresentados um software para auxílio no diagnóstico de crianças com TEA, sistema de incentivo a coleta seletiva de lixo, conectando pessoas que queiram reciclar com catadores de resíduos recicláveis e associações de catadores, simulador de Veículos Elétricos para Carregamento e até um assistente virtual de ansiedade.

Núcleo de Empreendedorismo 

De acordo com o coordenador da Fetin, professor Wanderson Saldanha, a feria traz oportunidades para que os alunos de Engenharia se desenvolvam em diferentes habilidades técnicas e comportamentais, em uma troca de conhecimento importante para sua formação profissional. "Eles são expostos a uma série de questionamentos, opiniões, analisam os pontos de melhorias e aprendem muito, para que sigam adiante com a proposta", conta.

A feira aberta ao público recebe muitas visitas de investidores, headhunters, empresários e também da equipe do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, que busca conhecer todos os projetos. Os que tiverem potencial recebem apoio do Núcleo no desenvolvimento da ideia em produto para apresentar ao mercado, com aprendizados em diferentes aspectos que envolvem a abertura de uma empresa.

"O evento é um grande celeiro de talentos na área de inovação. Ao longo de todos esses anos tivemos a oportunidade de ver ideias que hoje estão no mercado, resultaram em startups, alunos que empreenderam a partir de seus projetos apresentados na Fetin. É muito importante as universidades proporcionarem essa experiência e impulsionar nos alunos esse caminho da inovação", completa Saldanha.

Alunos do Ensino Médio
 
A 41ª Fetin tem também uma conexão com alunos do Ensino Médio e Técnico. Grupos de diferentes escolas participam de visitas guiadas aos mais de 40 ambientes laboratoriais do Inatel, atividades makers, minicursos, além de competições de robótica e programação.

Alunos e visitantes também podem participar de palestras e minicursos gratuitos com temas relacionados à diversas áreas da Engenharia e Tecnologia, como robótica, cibersegurança, desenvolvimento de jogos, entre outros.

A programação completa do Fetin está disponível no site inatel.br/fetin.

Quer saber mais sobre esse e outros temas de inovação?  

A 2ª temporada do "Tudo Inovação" já começou! Se ainda não assistiu os episódios estão disponíveis no Globoplay (clique aqui).

Publicidade