Publicidade

tudo inovação

Episódio do Tudo Inovação, neste sábado, vai mostrar startups de sucesso

4° episódio vai ao ar neste sábado (28), às 7h20h, na EPTV

| Tudo inovação -

 

As regiões de Campinas e de Sul de Minas são referências em startups e ideias de negócios inovadores (Foto: Reprodução/ EPTV)

 

As regiões de Campinas e de Sul de Minas são referências em startups e ideias de negócios inovadores. No episódio deste sábado (4) do "Tudo Inovação", da EPTV, os apresentadores Jéssica Nogueira e Leonardo Missio conversam com as mentes por trás da inovação dessas empresas. 

Saiba como esses empreendedores alcançaram o sucesso e veja caminhos para inovar em um nicho de mercado. O quarto episódio começa às 7h20, na EPTV. Para acompanhar os três primeiros episódios, você pode acessar o Globoplay (clique aqui)

EMPREENDEDORES DE RIBEIRÃO 

O diretor geral do Instituto SEB A Fábrica, José Luiz do Carmo, é o responsável pela criatividade, inovação e fomento ao empreendedorismo dessa instituição de Ribeirão Preto. O instituto é referência no ramo da inovação, sustentabilidade e acolhimento de ideias, e o apresentador Leonardo busca entender as iniciativas desenvolvidas na A Fábrica. 

As empresárias Bruna Trevesian e Fabiana Carlucci são exemplos de pessoas que foram impactadas positivamente pelas atividades do Instituto. Ao apresentador Leonardo, elas comentam sobre as feiras de empreendedorismo da Fábrica e como elas as ajudaram a transitar de carreira e atingir o sucesso pessoal. 

Bruna desenvolve artesanatos feitos em flores em resina e conseguiu conciliar a vida familiar com o negócio. Já Fabiana tem um ateliê e desenvolveu uma marca e uma loja de moda voltada à sustentabilidade. Elas explicam como consolidaram os negócios na região de Ribeirão. 

EMPREENDEDORES DO SUL DE MINAS 

Santa Rita do Sapucaí é uma cidade do Sul de Minas Gerais com, aproximadamente, 40 mil habitantes que respira inovação, criatividade e empreendedorismo. Por isso, Leonardo Missio busca conhecer e entender os motivos que fazem Santa Rita ser uma cidade importante quando o assunto é tecnologia. 

O mestre em desenvolvimento, tecnologia e sociedade, Marcelo Educa, já desenvolveu um trabalho documental sobre a cidade e traz informações sobre o desenvolvimento tecnológico e inovador de Santa Rita. Ele explica a ação "Cidade Criativa" e como o movimento traz uma melhora na qualidade de vida da população. 

O diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Carlos Nazareth, traz mais informações do sucesso da cidade no ramo do empreendedorismo e tecnologia. Ele fala das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e ainda serão lançadas. 

Ainda no Instituto, a orientadora pedagógica, Renata Vilela, explica o projeto "Casa Viva" e como os jovens são inseridos e incentivados a desenvolver tecnologias criativas. O coordenador de projetos, Filipe Bueno, foi membro do projeto e hoje incentiva mais jovens a participarem também, pois reconhece os benefícios que teve na vida profissional. 

Já o fundador de uma grande startup da cidade, Rafael Mendonça, fala mais sobre a inteligência artificial desenvolvido na região. Ele fala dos desafios e paixões de inovar em uma área que gosta, além de dar muitas dicas para se iniciar na área de inovação. 

E AINDA TEM MAIS! 

Neste episódio, a apresentadora Jéssica Nogueira conhece uma startup que promete ajudar caminhoneiros e profissionais de carga e descarga da região. O cofundador da empresa, Guilherme Fernandes, explica como teve esse olhar inovador e como desenvolveu o aplicativo da empresa. 

PRIMEIROS EPISÓDIOS 

No primeiro episódio, o programa explica sobre o termo inovação e mostra que tudo o que existe hoje em dia já foi uma ideia inovadora. 

No segundo episódio, Jéssica Nogueira e Leonardo Missio mostram a influência que Campinas, São Carlos, Sul Minas e Ribeirão Preto têm no empreendedorismo regional e, também, nacional. 

No terceiro episódio, saiba como fazer da forma correta a transição de uma carreira tradicional para uma carreira inovadora. 

Você pode conferir o Tudo Inovação a partir do Globoplay (clique aqui)

*Com supervisão de Luciana Félix.

Publicidade