Os jogos de RPG são, provavelmente, um dos estilos mais complexos de se jogar. Afinal, ele vai muito além de comandos básicos e narrativas. Eles trazem diversas combinações e possibilidades, seja no desenvolvimento do personagem, seja na história ou, até mesmo, na mecânica do jogo.
Por isso, o idioma acaba sendo um elemento muito importante do jogo. Não entender uma frase pode ser fatal em um diálogo ou, então, inviabilizar uma arma legal. Dependendo do jogo, a influência do idioma pode ser maior ou menor. Isso sem falar na frustração, afinal não conseguir jogar um título legal por causa da língua é um saco.
Talvez o exemplo mais icônico disso seja o clássico The Elder Scroll: Skyrim, jogo aclamado pela crítica e pelos jogadores, mas que muitos gamers brasileiros não puderam curtir porque está em inglês (lembro de um comentário no nosso canal do YouTube, quando lançaram a edição de dez anos, em que falaca justamente isso). Mas no caso de Baldurs Gate 3 essa barreira foi derrubada! A Larian, desenvolvedora do título, disponibilizou para o jogo textos e legendas em português do Brasil.
Com isso, esse clássico do RPG ficará muito mais acessível (é fácil) para jogar!
Isso porque Baldurs Gate segue fielmente o RPG de mesa (mais especificamente o D&D 5ª edição) e suas regras.
Para quem tem familiaridade com a versão de mesa, não é difícil compreender as mecânicas e regras, mas, para quem não tem, pode ser complexo entender as vantagens, bônus, efeitos das magias etc. Se estiver em inglês, tudo fica ainda mais desafiador.
Com o jogo em português, fica muito mais fácil entender, por exemplo, o sistema de magias, que possuem diversos nomes, formas de conjuração e escolas. Os ganhos também se dão na história do jogo e na ambientação. Baldurs Gate 3 se passa no universo de Forgotten Healms, que é um dos cenários mais ricos e completos do D&D.
Com legendas e textos em português do Brasil, fica muito mais fácil se aprofundar nesse universo tão rico, com centenas de personagens, locais e tramas. Ainda é difícil mensurar tudo isso, pois o jogo ainda não está finalizado. Baldurs Gate 3 ainda está em acesso antecipado e sua previsão de lançamento é apenas em 2023, em data ainda não divulgada.
Então, quem já quiser adquirir o jogo pode ser uma oportunidade de economizar, mas também de paciência, pois a cada atualização, todo progresso pode ser perdido. Eu, por exemplo, comprei o jogo, mas estou evitando jogar, para não gastar tempo com algo que perco a cada patch.
Ao mesmo tempo que isso é ruim, mas justificável. Diversos conteúdos ainda estão sendo implantamos, como raças e classes. Na última vez que joguei, nem os gnomos e os halflings (as versões "rpgística" dos Hobbties) estavam habilitadas, mas agora ambas já estão disponíveis.
Com essa importante atualização, a nota ao jogo dada por este Repórter Nerd subiu em um ponto, passando de 8,0 para 9,0. Mas como disse, o jogo ainda está em desenvolvimento, então tudo pode mudar.
Confira o gameplay: