Publicidade

tudo esportes

Barcelona pode ser banido da Uefa Champions League

Uefa vai investigar possíveis repasses milionários do time catalão à empresa de ex-vice-presidente do Comitê de Arbitragem da Espanha

| Estadão conteúdo -

Seda da Uefa, entidade máxima do futebol europeu (Foto: Divulgação)

A Uefa pediu a abertura de uma investigação contra o Barcelona. O clube catalão é acusado de realizar pagamentos de milhões de dólares à empresa do árbitro espanhol José María Enríquez Negreira, ex-vice-presidente do Comitê de Arbitragem da Espanha. Se condenado, o Barça, que já é investigado pela Justiça, pode atér ser banido da Uefa Champions League, principal campeonato de clubes da Europa. 

Documentos judiciais mostra que o clube pagou 7,3 milhões de euros (R$ 38,4 milhões na cotação atual), entre 2001 e 2018, para a empresa de Negreira. Em comunicado, a Uefa informou que pediu ao seu comitê disciplinar que investigue "a potencial violação de regras cometidas pelo FC Barcelona em conexão com o 'Caso Negreira'", nome pelo qual vem sendo tratado o episódio.  

 

 

LEIA MAIS 

Veja como se inscrever para ser voluntário do Jogos de Paris 2024

Cristiano Ronaldo admite que pensou em desistir da seleção

 


Procuradores da Espanha já fizeram acusações formais de corrupção no esporte contra o Barcelona, que também responde por gestão fraudulenta e falsificação de documentos. A investigação está em andamento e não há punições definidas até o momento, pois a Justiça ainda não apresentou publicamente nenhuma evidência de que árbitros foram influenciados pela relação entre o Barcelona e Negreira. 

O clube não nega os pagamentos, mas diz que foram realizados para obter relatórios técnicos sobre árbitros e não para obter vantagens ou influenciar decisões dentro de campo. Caso sejam apresentadas provas de que houve manipulação, a Uefa pode excluir o Barcelona de suas competições por um ano e abrir um processo disciplinar.

O time catalão tem vaga praticamente garantida na próxima edição da Liga dos Campeões, pois ocupa a lidera o Campeonato Espanhol com 68 pontos, 12 acima do vice-líder Real Madrid e 23 mais que o quarto colocado Betis. Faltam 12 rodadas para o fim da competição.  

LEIA TAMBÉM 

Após aposentadoria, vida de Ronaldidnho tem prisão, festas e redes sociais

 


Publicidade