Publicidade

tudo elas

Férias: veja dicas de como se desligar da rotina com exercícios de relaxamento

Naiara Mariotto é psicóloga, psicoterapeuta, terapeuta cognitivo-comportamental, sexóloga, especializada em equilíbrio emocional e relacionamentos, e atua em Araraquara há 14 anos

| Especial para o tudo ep -

  

Naiara Mariotto. (Foto: Divulgação)

Encontrar o equilíbrio do relaxamento entre corpo e mente é sempre um desafio, principalmente para quem vive uma rotina agitada. Muitas vezes, o que está em excesso em sua mente, acaba sendo transbordado para o seu corpo em formato de cansaço, fadiga ou muitas vezes até dores, na tentativa de chamar mais sua atenção para aquilo que você deve diminuir ou mudar em sua vida, sabia? 

Final de ano, férias viagem apenas uma palavra vem em sua mente o tempo todo: descanso! Não é? Por isso, hoje vou te convidar para algo diferente.  

Quero te ajudar a relaxar em momentos em que você realmente precisa e busca relaxar.   

Muitas vezes, projetamos em nossas férias todas as expectativas e desejos que diariamente pensamos nos momentos de estresse e cansaço. Quando decidirmos viajar, sempre pensamos na tentativa de descanso total, mas muitas vezes na volta da viagem, prestes ao retorno do trabalho, surge uma dúvida sobre o quanto aproveitei o suficiente, né?  
 
LEIA TAMBÉM 
Confira 5 sinais tóxicos de pais narcisistas
 
Mala de Inverno: veja dicas de como preparar sua mala para enfrentar o frio



Por isso, hoje quero te ajudar a entender o que mais suga a sua energia no seu trabalho ou em sua vida e como você pode fazer para realmente ter a sensação de descanso nessa suas férias e/ou viagem e aproveitá-la muito mais!
 
Para conseguir realmente descansar, é importante encontrar quais são as fontes de estresse do seu dia a dia.   

São coisas que você poderá resolver agora nessa viagem? Se sim, basta criar uma estratégia para isso, se não, você precisará evitar contato ou até eliminá-las de sua mente nesse momento. 

Preparei um vídeo especial com um exercício que utilizo em consultório com meus pacientes.    

 
 



Ele irá te auxiliar a enxergar com mais clareza as coisas que mais te preocupam e incomodam.   

Depois disso:  

1- defina a intenção de sua férias (energização, calmaria, alegria, diversão, etc), e então crie um roteiro para a sua viagem.   

2- Planejamento e organização ajudam no combate à frustração! Defina todas as atrações, passeios e momentos que gostaria de ter nesse local/momento.   

3- Pense no lugar e em um planejamento que realmente irá te desconectar de verdade. O contato com a natureza (praia, trilha,etc são sempre uma boa pedida!) Utilize seus seus 5 sentidos para um maior relaxamento e conexão com o local. Ouça os sons, sinta o cheiro, o ar fresco, repare nos detalhes das cores, saboreie algo agradável ao seu paladar 
 
Apenas através dos sentidos que você realmente irá conseguir se conectar. 

Se você tivesse apenas duas semanas de vida? O que você faria? Aproveite suas férias e explore tudo aquilo que você acredita que deveria passar mais tempo. 
 
LEIA MAIS 
Mala de Verão: veja dicas para fazer sua mala para praia


Publicidade